Foi o Choro de Álvaro Sandim que inspirou os chorões mineiros Silvio Carlos (violão 7 cordas), Dudu Braga (cavaquinho), Ramon Braga (pandeiro), Marcos Flávio (trombone) e Rubim do Bandolim (bandolim) a criarem o grupo homônimo ‘Flor de Abacate’. Com um trabalho conhecido e respeitado na música brasileira, o grupo desenvolve um trabalho de pesquisa e divulgação da música instrumental brasileira, com destaque para o Choro, pioneiro em Minas Gerais.
Composto por músicos mineiros com formação popular e acadêmica, o ‘Flor de Abacate’ se destaca pela interpretação e arranjos inusitados de composições próprias e de autores como, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Astor Piazzolla, Anacleto de Medeiros, Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Tom Jobim, Edu Lobo, dentre outros.
Em seu repertório, o grupo valoriza compositores de Choro e músicas quase inéditas (incluindo as dos seus integrantes), com arranjos próprios do grupo, com formas e elementos inerentes a sua geração e época.
Em 1999 o grupo lançou seu primeiro CD: ‘Flor de Abacate’. Em 2002 lançou ‘Batuque’ e em 2004 o CD ‘Grupo Flor de Abacate e Belini Andrade’, com choros inéditos do compositor mineiro Belini Andrade. Este ano o grupo gravará seu quatro CD.
O ‘Flor de Abacate’ tem se apresentado em vários teatros e em festivais de Choro e jazz em Minas Gerais, em vários estados brasileiros e no exterior. Os próximos shows serão:23 de agosto [Caxambu] e 13 de setembro [comemoração de 20 anos do Minas ao Luar – Diamantina].
Contatos: lilian@flordeabacate.com.br/ (31) 9152-8749
www.flordeabacate.com.br/ www.facebook.com/flordeabacate.