Choro no Campus: Projeto Roda de Choro leva o gênero para dentro da universidade


Leonor Bianchi

Mais do que tocar Choro, o projeto ‘Roda de Choro’, desenvolvido pelo Departamento de Música da Universidade Estadual de Maringá (PR), tem como um de seus objetivos, fomentar o estudo do gênero e popularizar o Choro na comunidade local. Toda segunda-feira, das 19h30 até 21h, acontecem encontros com oficinas de Choro seguidas de uma roda frequentada por gente de dentro e de fora da universidade.

Segundo Andréia Veber, coordenadora do projeto, suas principais metas são: trazer o Choro para o ambiente universitário, ampliando o espaço da música popular brasileira na universidade, e promover experiências com o Choro com a comunidade em geral.

Segundo Veber, o projeto Roda de Choro acontece desde 2011, mas foi em 2013 que ele tomou grande corpo.

– “Além das Rodas, toda segunda, temos um grupo de estudo de Choro, que se reúne semanalmente para estudo de repertório. Este grupo, uma vez por mês, a partir deste segundo semestre, fará uma roda itinerante em diversos espaços pela cidade”, disse à Revista do Choro a coordenadora do projeto, Andréia Veber.

Oficina do projeto Roda de Choro da UEM.

Oficina do projeto Roda de Choro da UEM.

Veber explica que objetivo do projeto é “promover estudos de cunho teórico e prático acerca do Choro tendo como público alvo acadêmicos do curso de graduação em música, músicos profissionais, amadores e comunidade em geral de Maringá e região”.

As ações do projeto Roda de Choro visam o trabalho integrado entre atividades de ensino, pesquisa e extensão por meio das ações: Manutenção de um grupo de Choro formado por acadêmicos e professores dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música da UEM; Manutenção e ampliação dos espaços da Roda de Choro aberta à comunidade, permitindo acesso a repertório e aspectos técnicos musicais específicos do gênero; Criação de grupo de estudos e discussão sobre o Gênero Choro no contexto nacional e local visando contribuir com a construção de uma rede de informação sobre a presença do Choro na região; Planejamento e organização de apresentações artísticas e/ou didáticas seguidas de Rodas de Choro em espaços diversos dentro e fora da universidade (escolas, casas de repouso, teatros, praças, etc); Oferta de oficinas de música voltadas para o estudo inicial, intermediário e avançado do gênero, dentre outras.

Grupo do Projeto Roda de Choro da UEM gravando o CD 'Lappso'.

Grupo do Projeto Roda de Choro da UEM gravando o CD ‘Lappso’.

Já passaram pelas oficinas de Choro da UEM 80 pessoas, aproximadamente, entre acadêmicos e comunidade em geral. Os coordenadores do projeto estimam que 200 instrumentistas já participaram da dinâmica das rodas de Choro propostas pelo projeto.

Teoria, prática e estúdio

Além das oficinas, os integrantes do grupo de músicos do projeto tiveram a oportunidade de participar da experiência do trabalho em estúdio. Em 2013, o grupo gravou um CD com composições inéditas e autorais, sem deixar de lembrar grandes clássicos de um repertório de domínio público.

Como contou à Revista do Choro a coordenadora do projeto Roda de Choro, a gravação do CD teve por finalidade angariar fundos para a participação do grupo que integra o projeto na 31ª Conferência PanAmericana de Educação Musical, que aconteceu em setembro de 2013, na cidade de Santiago, Chile. O resultado foi positivo e com todos os CDs vendidos, o grupo pode participar do encontro representando a música brasileira.

O projeto Roda de Choro gerou também duas publicações até o momento: ‘Relato de experiência’ – apresentado e publicado nos anais da 31ª conferência PanAmericana da ISME, Santiago, Chile -, sobre a experiência com as oficinas de Choro oferecidas durante o ano de 2012 pelo projeto, e ‘Relato de experiência’ – que será publicado e apresentado durante o Encontro Sul Brasileiro 2014 da Associação Brasileira de Educação Musical 2014. Este artigo apresenta a experiência vivida com as oficinas de música oferecidas durante o primeiro semestre de 2014.

Andréia Veber participou e foi a vencedora da promoção da Revista do Choro que sorteou o Songbook de Altamiro Carrilho, publicado pela Choro Music. Pelo que vemos na foto, o songbook está sendo muito bem utilizado! Parabéns a todos!

Andréia Veber participou e foi a vencedora da promoção da Revista do Choro que sorteou o Songbook de Altamiro Carrilho, publicado pela Choro Music. Pelo que vemos na foto, o songbook está sendo muito bem utilizado! Parabéns a todos!

Sem patrocinador, a viabilidade do projeto fica por conta do apoio do Departamento de Música da UEM, que disponibiliza o espaço para realização das oficinas e rodas de choro e do incentivo de uma bolsa para um dos acadêmicos do grupo de base.

Para saber mais sobre o projeto e conversar diretamente com seus coordenadores, entre em contato através dos seguintes canais de comunicação: rodadechorouem@gmail.com, telefones (44) 3011 4092 e (44) 9709 0164, https://www.facebook.com/rodadechorouem.

 

 

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Author: imprensabr

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