Coleção Garoto – Acervo Paulo Bellinati
Metadados
Institucionalidade
Acervo Pessoal/Familiar
Instituições/Pessoas
Paulo Bellinati
Região
Cidade/Estado
Descrição Geral
Violonista e compositor, Paulo Bellinati é um dos maiores especialistas na obra do compositor e instrumentista paulista Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto (1915-1955). Sua coleção contém dezenas de manuscritos autógrafos de Garoto para violão, canto e piano e orquestra, além de partituras editadas para violão solo. Entre os gêneros estão choros, valsas, canções, etc. Também faz parte da coleção um conjunto de fitas K-7 de cópias de acetatos gravados por Garoto especialmente para o colecionador Ronoel Simões, cujos originais se encontram no acervo da Discoteca Oneyda Alvarenga em São Paulo.
Histórico
Paulo Bellinati dedicou dois álbuns à obra de Garoto – Garoto (Marcus Pereira, 1986), seu álbum de estreia, e The Guitar Works of Garoto (GSP, 1991), lançado nos EUA – além de dois livros de partituras. Sua coleção começou a ser formada em 1981, quando voltou a viver no Brasil após um período de 5 anos na Suíça. Na medida em que ia fazendo concertos tocando a obra de Garoto, passou a receber de presente manuscritos autógrafos de Garoto, doados por seus amigos. Foi o caso da partitura O Tutu do Pedro (1952), com dedicatória a Pedro Quintão, casado com Geralda, irmã do Chico Xavier, e A caminho dos EEUU, doada por Milton Nunes, professor do Conservatório Carlos Gomes.
Mais tarde recebeu de Denise, filha de Garoto, dezenas de manuscritos autógrafos datados de 1934 a 1953, cadernos para violão, violão tenor, canto e piano, grades e partes cavadas de arranjos orquestrais de Garoto de suas composições, além de transcrições de obras clássicas como Rève d’amour de Liszt.
Possui ainda partituras editadas para violão solo transcritas por Geraldo Ribeiro, cópias de manuscritos de Garoto e de acetatos da coleção de Ronoel Simões, além de duas fitas originais com gravações não comerciais, doadas por Lauro Paes de Andrade, das samba sessions, realizadas em sua casa no Rio em 1951, com Garoto tocando com Silvia Telles, um ensaio com Radamés Gnattali, e solos diversos.
O violonista e compositor Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto (São Paulo, 1915 – Rio de Janeiro, 1955), é reconhecido como o “pai” do violão moderno no Brasil. Além de violonista e multi-instrumentista virtuose, Garoto foi pioneiro ao introduzir no repertório do violão brasileiro uma nova linguagem harmônica, que se popularizaria posteriormente, na Bossa Nova. A música de Garoto traz a linguagem do choro associada a elementos do jazz e da escola de compositores impressionistas franceses da música erudita. Sua musicografia contém cerca de 230 peças instrumentais além de canções e sambas-canções com letra.
Estado da Coleção/Acessibilidade
A coleção está conservada, entretanto não está digitalizada.
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de catalogação (total) | Acervo/coleção necessita de digitalização (total) | Acervo/coleção necessita de informatização de catalogação (total) | Acervo/coleção necessita de ser disponibilizado para acesso público
Informações Complementares
Jorge Carvalho de Mello, biógrafo de Garoto, possui uma coleção complementar a de Paulo Belinatti, composta por 20 partituras em manuscritos originais com arranjos de Garoto, com a sua caligrafia musical para orquestra, conjuntos instrumentais, violão solo e melodias avulsas; 21 partituras manuscritas de outros autores; documentos diversos (contratos com cassinos e gravadoras, cartas e roteiros de programas de rádio nas décadas de 1940 e 1950); 172 fotografias originais de Garoto em viagem aos EUA; 86 fotos no Brasil, em épocas diferentes e cerca de 30 discos em 78 RPM.
Contato – Email
paulobellinati@gmail.com