‘Artistas Negros da Música Popular e do Rádio’ 1


artistas-negros

 

Por Leonor Bianchi

O livro ‘Artistas negros da Música Popular e do Rádio’ da pesquisadora Thais Matarazzo Cantero resgata as memórias dos cantores negros da música popular, do carnaval de rua e do rádio brasileiros. A autora enfoca nas trajetórias artísticas de Henricão, Vassourinha, Risadinha e Chocolate; todos nascidos em São Paulo e que ganharam o Brasil através das ondas mágicas do rádio.

O livro também contempla as figuras pioneiras do carnaval e do samba da Pauliceia: Dionízio Barbosa, D. Sinhá, Argentino Celso Wanderley e Elpídio de Faria. Todos membros de pequenas associações carnavalescas surgidas entre as décadas de 1910 a 1930, com destaque para o Grupo Carnavalesco Barra Funda, mais conhecido como “Camisa Verde”, que este ano completa seu centenário.

Chorões ilustres são exaltados no livro

O livro enaltece a presença dos artistas negros que retratam essa época da música brasileira. Ganharam merecido destaque no livro alguns chorões, como Anacleto de Medeiros, Joaquim Antonio da Silva Callado Junior, Orlando Silveira, Antonio Rago e Canhoto.

O livro traz um texto de Marcello Laranja, radialista e presidente do Clube do Choro de Santos, sobre os chorões paulistas. Em depoimento à Revista do Choro ele disse que  foi uma surpresa agradável ter recebido o convite da autora.

“Fiquei felicíssimo quando recebi o convite da Thais – uma grande amiga -, para escrever o modesto artigo ‘Os Negros no Choro’ para o livro”, disse Laranja.

Na orelha do livro, o escritor, jornalista e crítico musical André Domingues escreveu:

“Nesta obra vidas de humildes batuqueiros são contadas com o mesmo cuidado de quem fala sobre um papa ou um imperador. É uma inversão interessante: no lugar de milagres e batalhas, ficam registradas as batucadas, os cordões, as escolas de samba e os programas de rádio. É um livro que chama a atenção, sobretudo, pela narrativa rica em detalhes”.

Sobre a autora

À esquerda, a autora Thais Matarazzo, no dia em que lançou o livro no projeto Cultura no Choro (SP). Ao centro, destacando o livro, a produtora do projeto, Cris Caner.

À esquerda, a autora Thais Matarazzo, no dia em que lançou o livro no projeto Cultura no Choro (SP). Ao centro, destacando o livro, a produtora do projeto, Cris Caner.

Thais Matarazzo nasceu na capital paulista. Jornalista, escritora, palestrante e pesquisadora cultural, escreve uma coluna para o Jornal Movimento e Mundo Lusíada Online, integra a equipe do programa Solo Tango, da Rádio Trianon 740 AM/SP, comandado por Walter Manna e trabalha no Departamento Cultural do Clube Português de São Paulo. Desenvolve extensas pesquisas sobre a história do rádio e da música popular brasileira e já escreveu os livros: ‘Irene Coelho, uma brasileira de coração português’ (2011), ‘A Música Popular no Rádio Paulista, 1928- 1960 (2013)’, ‘A Dinastia do Rádio (2013) – parceria com Valdir Comegno, Fado no Brasil: Artistas & Memórias (2013) – lançado em Portugal’, e ‘Artistas Negros da Música Popular e do Rádio’ (2014).

Assista ao vídeo e veja uma palestra sobre o livro Artistas Negros da Música Popular e do Rádio’ no Arquivo Público e Histórico | UNESP – Campus Rio Claro (SP)

Serviço: ‘Artistas Negros da Música Popular e do Rádio’ (2014), autora Thaiz Matarazzo Cantero, 304 páginas, editora Arte e Expressão.

imprensabr
Author: imprensabr


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

One thought on “‘Artistas Negros da Música Popular e do Rádio’

  • Carlos Marcelo Lesgart

    Este blog es buenísimo. Desde Rosario, Argentina.