Flautista e pesquisadora, Julie Koidin lança ‘Os Sorrisos do Choro’, livro com mais de 50 entrevistas com chorões e personalidades da área musical brasileira
O livro Os Sorrisos do Choro: Uma Jornada Musical Através de Caminhos Cruzados (www.choromusic.com) é uma ‘investigação’ sobre o chorinho, feita pela flautista norte-americana Julie Koidin. A paixão de Julie pelo nosso choro começou em 1995, quando atuava como flautista concertista em sua cidade natal, Chicago, logo após receber um disco com músicas de Pixinguinha tocadas pelos flautistas Altamiro Carrilho e Carlos Poyares.
Foi amor à primeira ouvida, como ela mesma diz. A partir daí, o choro e o Brasil a fisgaram para sempre, o que levou Julie a aprender português e a fazer dezenas de viagens entre Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Natal, Recife e São Paulo, para entender mais sobre esse gênero.
O livro foi, em parte, financiado pela Comissão Fulbright. São mais de 500 páginas e 52 entrevistas realizadas com músicos como Altamiro Carrilho, Hermeto Pascoal, Nailor Proveta, Carlos Malta, Izaías do Bandolim, Henrique Cazes, Guinga e Sivuca. Rico em curiosidades, nos permite conhecer melhor esses músicos. É parcialmente inspirado em livro publicado em 1936 (O Choro), de Alexandre Gonçalves Pinto.
Julie Koidin é flautista e solista atuante, é também professora e musicista de câmara. Veio ao Brasil pela primeira vez em 1997 e desde então retornou outras 14 vezes. Em sua cidade natal participa do duo Dois no Choro, com o violonista e vocalista brasileiro Paulinho Garcia. Juntos, gravaram três CDs Carinhoso (1999), Juntos (2002), apresentando Altamiro Carrilho e Maria Teresa Madeira e Asa Branca (2009). Os últimos dois álbuns renderam uma bolsa do Illinois Arts Council.
Julie também é uma das fundadoras do conjunto de câmara Ondas, dedicado à execução de trabalhos de compositores latino-americanos. O grupo se apresenta anualmente no Chicago Latino Music Festival, e em outros locais, entre os quais a estação de rádio WFMT, em Chicago, e no programa de TV Chicago Tonight (WTTW). Ainda foi quatro vezes bolsista da Fulbright Comisson: no Brasil (2002), com bolsa outorgada como palestrante e pesquisadora; na Noruega (2005); Nova Zelândia (2006) e Sérvia (2008), com bolsas na qualidade de Especialista Fulbright. Durante a vigência da bolsa de 2002, Julie ministrou aulas na UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e masterclass nas Universidades Federais de Natal, Recife e Brasília. Fez apresentações de choro nos Estados Unidos inclusive em Washington, D.C., durante a convenção realizada pela National Flute Association e na convenção da British Flute Society, de Manchester, Inglaterra.
O livro, por seu caráter documental, pode tornar-se uma ferramenta importante para pesquisadores e todos que se interessam pela música brasileira.
Sobre a autora
Natural de Chicago, Julie Koidin é flautista e solista atuante, além de professora e musicista de câmara. Veio ao Brasil pela primeira vez em 1997, e em 2010 completa a 15a viagem realizada desde então.
Em Chicago Julie tem um duo (Dois no Choro) com o violonista e vocalista Paulinho Garcia. Juntos, gravaram três CDs: “Carinhoso” (Jazzmin Music, 1999), “Juntos” (Jazzmin Music, 2002), apresentando Altamiro Carrilho e Maria Teresa Madeira; e “Asa Branca” (Laughing Buddha Music, 2009). Os últimos dois CDs fizeram jus a uma bolsa do Illinois Arts Council.
Julie é uma das fundadoras do conjunto de câmara Ondas, dedicado à execução de trabalhos novos e também históricos, feitos por compositores latino-americanos. O conjunto se apresenta, anualmente, no Chicago Latino Music Festival, e em outros locais, entre os quais a estação de rádio WFMT, em Chicago, e o programa de TV “Chicago Tonight” (WTTW).
Julie já foi quatro vezes bolsista da Fulbright Association: no Brasil (2002), com bolsa outorgada como palestrante e pesquisadora; na Noruega (2005); Nova Zelândia (2006); e Sérvia (2008), com bolsas outorgadas na qualidade de Especialista Fulbright. Durante a vigência da bolsa de 2002, Julie ministrou aulas na UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, e também masterclasses nas Universidades Federais de Natal, Recife e Brasília. Fez apresentações de choro nos EUA e no exterior, inclusive em Washington, D.C., durante a convenção realizada pela National Flute Association e na convenção da British Flute Society, realizada em Manchester, Inglaterra.
Julie frequentemente se apresenta e dá aulas em festivais brasileiros de música: Femúsica – Festival de Música Internacional de Inverno, em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro; Festival Internacional de Música de Domingos Martins, Espírito Santo; e Curso Internacional de Inverno, realizado em Brasília, DF. Já ministrou várias masterclasses e fez várias apresentações em escolas de música como a ProArte, no Rio de Janeiro, e a Faculdade de Música do Espírito Santo.
Julie contribui com frequência para publicações voltadas a profissionais, como a Flute Talk Magazine e o Flutist Quarterly, este último publicado pela National Flute Association. Em 2006 concluiu sua tese de doutorado, intitulada “Benedicto Lacerda e a ‘Época de Ouro’ da Flauta no Choro” (Benedicto Lacerda and the ‘Golden Age’ of Choro Flute Playing). Os Sorrisos do Choro é seu primeiro livro.
O livro em inglês esta disponível no site ‘Choro Conversations’ mencionado logo abaixo.
Serviço: Livro Os Sorrisos do Choro – Preço R$ 46,00
516 páginas | Editora Choro Music – www.choromusic.com.br |
Imprensa
(11) 9 6111-5301 | isabella.leite@choromusic.com
Mais:
www.juliekoidin.com
www.doisnochoro.com
www.ondasensemble.com
www.choroconversations.com