No domingo 24 de janeiro de 2016, a Revista do Choro começou a publicar o livro Pensadores do Choro na íntegra para seus assinantes. A cada domingo um novo capítulo vem sendo publicado desde então. Hoje, seguimos com o artigo Tudo Culpa do Choro, do autor Sergio Aires, contemplado pelo prêmio literário promovido pela Revista do Choro e e-ditora] (www.portaldaeditora.com.br) em 2014. E no próximo domingo, começaremos a publicar o texto da outra autora contemplada pelo edital, Vanessa Trópico; O choro marajoara de Adamor do Bandolim e um breve relato da história do choro no Pará.
Boa leitura!
Frases
Por Sergio Aires
Pensamentos musicais
No diário de apresentações, tomei o costume de anotar pensamentos que me vinham à mente enquanto estudava, ou até dando (e recebendo) aula. Não atribuo esses textos à minha autoria. Aliás, creio que isso é relativo, visto que os pensamentos, em muitos casos, pareciam estar sendo soprados no meu ouvido e meu único trabalho era tomar nota. De qualquer modo, são lições que carrego comigo. Às vezes leio, releio e, vez por outra, compartilho com amigos e alunos.
As anotações são diversas. Aqui seguem agrupadas por temas:
Estudo do instrumento
“O cérebro não faz rápido aquilo que não fez devagar.”
“Entoar uma nota na altura correta é um exercício de meditação, cuja recompensa é o refinamento da afinação.”
“O talento não se perpetua sem a dedicação.”
“Sempre me perguntam se a flauta é um instrumento difícil de ser tocado e eu sempre dou a mesma resposta: não existe instrumento mais ou menos difícil. O que existe é a dificuldade que o ser humano encontra de ter a disciplina de fazer a mesma coisa todos os dias de sua vida. Isso explica a raridade de músicos, escritores, pintores, dançarinos, atletas e artistas extraordinários.”
“Todo grande artista é um artesão disciplinado.”
“Parece óbvio, mas estudar um instrumento é, muitas vezes, habituar nosso corpo a tocar da maneira certa.”
“O disciplinado é todo aquele que tomou as rédeas da preguiça.”
“Tocar é trivial; distinto é praticar.”
“Um músico sem técnica é um escritor analfabeto. Mas é a generosidade que dá conteúdo ao que iremos comunicar. Um analfabeto, por mais que não escreva, pode contar histórias emocionantes. É essa emoção que não se adquire trancado no quarto. Lá, aprendemos a manusear nosso instrumento, mas é exercendo a generosidade que formoseamos nosso som.”
“A formação de um músico decorre do repúdio à indolência.”
“Estudar areja a mente; organiza o cérebro: concatena as ideias.”
“Há dias em que a prática musical parece travada. Os dedos pesam e a sonoridade não agrada. É aí que a persistência deve agir. Esses dias são excelentes para estudarmos a obstinação, além de que são dias assim que fazem valer os dias em que tudo parece correr bem.”
“O músico deve se arrepiar até na hora de estudar.”
“Estudar é dizer não para muita coisa boa.”
“O estudo e o trabalho disciplinado são artifícios competentes que a humanidade encontrou para desenvolver a própria espécie. Fugir disso é entregar-se à seleção natural.”
“A disciplina é o sustento do talento.”
“Estudar é vencer-se.”
“A melhor forma de estudar é diminuindo as preocupações. E isso acontece quando estudamos por etapas, sem pressa. É necessário viver cada momento do estudo: dar à consciência o privilégio de participar de todos os gestos. O estudo consciente é prazeroso, não maltrata o organismo e nos traz paz de espírito.”
“Organização: a causa da realização.”
“A melhor forma de se livrar de uma mágoa é colocando-a para fora. E você pode fazer isso com um psicanalista, com um amigo ou com um instrumento. A diferença é que nem sempre você terá dinheiro para uma consulta ou um amigo disponível. Porém, haverá sempre um instrumento esperando seu desabafo.”
Sobre música
“Músicos são esponjas do mundo. Nossa missão é ouvir as pessoas e suas lamentações e, através de um instrumento, converter melancolia em melodia.”
“A música é uma concepção da humildade.”
“A música não é um fim. É um meio para se chegar ao coração das pessoas. E, depois que se está lá, é preciso ser responsável e humilde para plantar o amor.”
“A música transmite, em sua essência, um mistério divino. São perguntas que, exatamente por continuarem sem respostas, revelam a grandiosidade dessa arte. Quantas boas ações foram catalisadas pela música? Quanto a música influencia na cordialidade entre as pessoas? Interessam-me números práticos: quantos “bom dia“ foram dados com mais alegria? Quanto uma melodia foi capaz de reatar laços entre um pai e seu filho? Indo mais a fundo: quantas agressões foram evitadas? Quanta mágoa foi transformada em perdão e de que maneira a música faz bater melhor nossos corações? Como, onde e por que a música nos torna melhores seres humanos? A falta de precisão nas respostas das perguntas anteriores impulsiona, incentiva e explica o amor que tenho pela música.”
“A melhor aula de música é o diálogo com a família. Eis que nosso grande trunfo é também nosso grande desafio: aprender a ouvir.”
“Que minha música entre nos corações e ajude a desatar os nós que o orgulho insiste em apertar.”
“O silêncio tempera a música como a sede tempera a água.”
“Fazer música é ter o privilégio de conhecer o céu sem precisar sair da Terra.”
“A música tapeia a solidão.”
“Música é uma brechinha do paraíso.”
Professor
“Um bom professor é aquele que revisita a própria memória e reconhece, no aluno, traços de si.”
“Aprender é entender. Apreender é reter. É necessário aprender, apreender e, daí, reproduzir para voltar a aprender.”
“Para ser músico, eis tudo: estudo.”
“O professor de música tem como missão ensinar as pessoas a ouvirem as outras.”
Outras frases
“Ouvir é a causa da calma.”
“Saber ouvir é um investimento. É virtude de quem não tem pressa.”
“Ceder: a causa da humildade;
a raiz do aprendizado;
o segredo da convivência;
o caminho da harmonia.”
“Prefiro as consequências da verdade às inconsequências da mentira.”
“O sofrimento é a véspera da paz.”
“Serenidade é a disposição de ouvir o outro.”
“Que jamais falte música na minha vida, nem vida na minha música.”