Onde tem coreto tem Choro 1


Realizado há cinco anos em Uberlândia, projeto Chorinho no Coreto comprova: Minas Gerais também é terra de Choro

Leonor Bianchi

Um país de coretos é um país musical, um país de bandas… E por que não dizer, um país de Choro?

A equipe de jornalismo da ImprensaBR, responsável pela produção de conteúdo da Revista do Choro, conversou com o bandolinista Wellington Gama sobre o projeto idealizado e realizado por ele em Uberlândia, no interior de Minas Gerais, e que este ano completa cinco anos; o ‘Chorinho no Coreto’.

Conjunto Praça Clarimundo Carneiro, Edifício da Câmara Municipal e Coreto 5

Desde 2009, o coreto da Praça Clarimundo Carneiro, no centro de Uberlândia, já reuniu um naipe de instrumentistas chorões de alto nível, como Zé da Velha e Silvério Pontes, Luizinho 7 Cordas, Jorginho do Pandeiro, Alessandro Penezzi, Henrique Cazes, Izaias e seu Regional, o saudoso Altamiro Carrilho, dentre tantos outros…

É lá que, fora do eixo Rio – São Paulo – Brasília acontece outra importante cena musical envolvendo diretamente o Choro. Minas Gerais exporta para o Brasil e para o mundo grandes chorões. A iniciativa do bandolinista-agente cultural de sua cidade Wellington Gama revela sensivelmente a íntima relação que os mineiros têm com o gênero, além de incentivar, fomentar e abrir espaço para o Choro, para que ele seja difundido, sobretudo, às novas gerações.

– “Trabalho divulgando o Choro desde 2005, mas foi só em 2009 que consegui conquistar espaço para realizar o projeto Chorinho no Coreto. Participei de uma peça teatral em 2008 em homenagem ao flautista Patápio Silva, e a diretora do espetáculo, Irley Machado, era a diretora de Cultura da Universidade de Uberlândia – Dicult, e pude apresentar a ideia do Chorinho no Coreto e ela gostou muito, pois já tinha ouvido falar de meu empenho para com o Choro”, conta Wellington.

O Chorinho no Coreto acontece aos segundos sábados do mês e ao longo desses cinco anos já sediou o Festival Nacional de Choro em 2010 e 2011, ambos com uma semana de intensa programação, incluindo oficinas, apresentações musicais, rodas de Choro.

“Gravamos o último show do Altamiro Carrilho no Teatro Rondon Pacheco em sua segunda participação no projeto. Essa gravação do show do Altamiro foi feita mais com carácter de registro e não de lançamento e revenda, mas foi tudo registrado com equipamentos profissionais – seis câmeras -, captação de áudio, etc, etc”, comenta Wellington Gama, recordando um dos grandes momentos do projeto. Assista o show de Altamiro Carrilho: 

Wellington frisa que um dos méritos do projeto é sua comunicação com o público, que não perde uma apresentação quando rola o Chorinho no Coreto e permanece na praça do início ao fim dos shows, fiéis aos músicos e ao Choro.

“A duração das apresentações é de, aproximadamente, três horas, e é impressionante como a maioria do público chega e fica do início ao fim! Impressionante, pois por ser em local aberto o normal seria o público ser rotativo, porém, a grande maioria permanece as três de apresentação.

O bandolinista Izaias, outro nome importante do Choro, recebeu uma homenagem pelos seus 60 de carreira quando participou pela terceira vez do Chorinho do Coreto, ano passado. Veja o vídeo desse dia emocionante: https://www.youtube.com/watch?v=NQapqGilcVM

É do mestre Izaias o seguinte depoimento enviado por ele próprio à Revista do Choro sobre o projeto Chorinho no Coreto:

“Chorinho no Coreto” – digno de elogios. Coisas de um chorão abnegado e incansável, criatura única, pelo menos quase única a se envolver num projeto como este, eu diria até ousado para os dias de hoje, onde pontificam somente asneiras e asnices. Mercado consumista. Parabéns, meu amigo Wellington Gama!”.

A história do coreto e do Conjunto Praça Clarimundo Carneiro

O Conjunto Praça Clarimundo Carneiro, Edifício da Câmara Municipal e Coreto foi tombado como Patrimônio Histórico Municipal pela Lei nº 4.209 de 25/09/1985 e registrado no Livro do Tombo Histórico, Inscrição II, pág. 04.

O local guarda muita história. A área onde hoje está a Praça Clarimundo Carneiro fora o segundo cemitério de Uberlândia, desativado em 1898. Em 1908 iniciou-se o processo de regulamentação dessa área junto ao Bispado objetivando desapropriações de terrenos do seu entorno para a construção de um Jardim Público no local, assim como de um prédio para abrigar o Paço Municipal. Em 1986 foi realizada uma restauração que preservou os elementos originais, e em 2006 foi realizado uma revitalização do espaço através da aplicação de nova pintura.

Conjunto Praça Clarimundo Carneiro, Edifício da Câmara Municipal e Coreto 2

Praça Clarimundo Carneiro, foto em 2014.

O primeiro nome que a praça recebeu foi Praça da Liberdade. Esta denominação talvez esteja em sintonia com o momento histórico tendo em vista que o país estava vivendo os primeiros anos da Proclamação da República. Posteriormente, o local passou a denominar Praça Antônio Carlos (1929) e, novamente, podemos relacionar ao momento político que o país passava, pois este era o nome do Interventor do Estado daquele período, que ficou conhecido também como “Era Vargas”. Passados aqueles anos, em 1961, a praça passou a se chamar Praça Clarimundo Carneiro, em homenagem a um importante empresário local que desenvolveu suas atividades em Uberlândia nos primeiros anos do século XX.

A praça foi projetada pelo construtor Cipriano Del Fávero e tinha como finalidade oferecer ornamentação paisagística ao edifício do Paço Municipal, cujo projeto também foi de sua autoria. Inicialmente estava previsto, além do Paço, a construção de dois coretos. Na década de 1920 foi cogitada a idéia de se construir o edifício do Fórum na praça, em lugar desses coretos. Entretanto, optou-se pelo Coreto, sendo construído apenas um, entre os anos de 1925 e 1927.

Conjunto Praça Clarimundo Carneiro, Edifício da Câmara Municipal e Coreto

Praça Antônio Carlos, atual Praça Clarimundo Carneiro Fonte: Arquivo Público Municipal – Prefeitura Municipal de Uberlândia.

Ao longo dos anos, devido às questões relacionadas ao tráfego urbano, a Praça sofreu várias interferências no seu contorno e em seu paisagismo. A alteração mais significativa foi a modificação de seus canteiros originais, com troca das espécies de médio porte para plantas de pequeno porte. O argumento para tal reforma, feita também em outras praças da cidade, foi diminuir a violência que ocorria no interior dos jardins escuros, cuja vegetação obstruía a visibilidade de quem andava ao seu redor.

Esse conjunto – Praça, Coreto e Edifício da Câmara (Palácio dos Leões) – é um espaço muito importante e significativo da cidade, pois representa o esforço de se construir uma cidade pautada nos atributos da urbanística moderna.  Em 25 de setembro de 1985, ficou reconhecido o valor deste conjunto que foi tombado por lei municipal e oficialmente  nomeado Patrimônio da cidade.

O Museu Municipal ocupa o prédio que foi construído para abrigar o Paço Municipal da cidade que até 1929 era conhecida pelo nome de Uberabinha.

Conjunto Praça Clarimundo Carneiro, Edifício da Câmara Municipal e Coreto 4

Antigo Palácio dos Leões, hoje Museu Municipal.

O município de Uberlândia foi criado pela Lei nº 3.643 de 31 de agosto de 1888, sua instalação se deu em 14 de março de 1891, tendo como sede um casarão alugado, no qual funcionava o Poder Judiciário, o Legislativo e o Executivo, pois naquela época o Presidente da Câmara era também o Agente Executivo.

Nos últimos anos do século XIX, após a Proclamação da República, decidiu-se que a cidade deveria ter um prédio imponente, que correspondesse aos ideais de beleza e modernidade que o momento exigia. Assim, em 1898 foi elaborada a Lei Municipal nº7, que determinou a construção de um edifício par abrigar o Paço Municipal.

O local escolhido, atual Praça Clarimundo Carneiro, criou polêmica porque, parte do terreno havia sido ocupado por um cemitério. O projeto e a construção ficaram a cargo de Cipriano Del Fávero, e a sua inauguração se deu em 1917. Foi o primeiro edifício de dois pavimentos na cidade e, durante algum tempo, o único.

Com o crescimento das atividades administrativas do Município, o espaço físico do prédio tornou-se insuficiente. Por isso, as atividades foram transferidas e, em 1993, quando o Poder Legislativo ocupou as novas instalações do Centro Administrativo, o prédio passou a abrigar o Museu Municipal. O estilo arquitetônico do prédio é conhecido como eclético, pela mistura de diversos outros que compõem sua construção, característica do século XIX no Brasil.

O Coreto integra o conjunto urbanístico formado pela Praça Clarimundo Carneiro, constituído pela própria praça e o Palácio dos Leões.

A obra foi inaugurada em julho de 1925, durante a administração do Agente Executivo Sr. Eduardo Marquez (1923–1927). Este administrador tinha uma atenção especial com os jardins públicos e, desta forma, sua gestão ficou conhecida pela população como o “Governo das Flores”.

Em uma de suas visitas a São Paulo, Eduardo Marquez se encantou com o coreto de um jardim público. Decidiu então construir aqui, em Uberabinha, uma obra parecida.Trouxe consigo fotografias e plantas que o ajudariam na execução do projeto. Chegando aqui, procurou o construtor Américo Zardo que o informou que a obra ficaria em cinco contos de réis. Achou muito caro e, por falta de recursos, desistiu.

José Andraus Gassani, um empresário sírio-libanês local, não aceitando o desânimo do amigo, resolveu abraçar a causa e fez uma relação das pessoas que poderiam colaborar. Ele e o Agente Executivo foram os primeiros nomes da lista doando cinquenta mil réis cada um.

A construção foi feita em frente ao Paço Municipal que já havia sido inaugurado em  1917, quando a praça ainda se chamava Praça da Liberdade. Em 1929, o lugar passou a se denominar Praça Antônio Carlos e, em 1961, Clarimundo Carneiro.

O Coreto sofreu poucas alterações ao longo dos anos. As mais significativas, em épocas não determinadas, foram a instalação de banheiros no térreo, a redução dos pilares de alvenaria que tinham prolongamentos decorativos no nível do solo e delimitavam espaços entre os quais eram colocados bancos, a alteração das portas do primeiro pavimento e a retirada do forro de madeira.

A restauração de 1986 preservou os elementos originais, com exceção das portas do pavimento térreo, que foram substituídas por portas metálicas. Em 2006, foi revitalizado através de um processo de pintura total do bem.

Assista alguns vídeos de shows realizados pelo projeto:

https://www.youtube.com/watch?v=hkJzQcMB770

https://www.youtube.com/watch?v=zAlSNfhybBc

https://www.youtube.com/watch?v=B1sm9lkXuCU

https://www.youtube.com/watch?v=6TBlnkl8d_o

https://www.youtube.com/watch?v=NQapqGilcVM

 

Fonte box sobre o Conjunto Praça Clarimundo Carneiro, Edifício da Câmara Municipal e Coreto: Ascom Prefeitura de Uberlândia.

Fotos: http://fundinhodaoufu.blogspot.com.br/

 

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Author: imprensabr


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