Revista do Choro recebe grupo de europeus para imersão em choro na Mata Atlântica


Redação

A Revista do Choro receberá um grupo de 17 europeus (da Itália, Portugal, França, Alemanha, Bélgica e Inglaterra), que participará, entre os dias 15 e 20 de Janeiro de 2022, da primeira imersão em choro na Mata Atlântica promovida pela Revista do Choro.

A iniciativa se deu em função da forte demanda de músicos e curiosos estrangeiros interessados em conhecer e estudar choro com especialistas no assunto aqui no Brasil.

As aulas acontecerão na região de Lumiar, em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, numa estalagem ’10 estrelas’ em local paradisíaco à beira do rio Macaé.

“Eu tenho leitores no mundo todo, e eles sempre me pediram para produzir masterclasses aqui no Brasil. Agora é inverno na Europa e eles já estão vindo pra cá de qualquer maneira. Eu apenas ajustei o calendário e aproveitei a ocasião para produzir a imersão”, conta a produtora da imersão em choro e editora da Revista do Choro, Leonor Bianchi, que segue: “O momento pós-quarentena pede menos aglomerações e mais contato com a natureza e espaços abertos. Eu sou carioca da gema, mas moro há 30 anos na floresta Atlântica, sou uma contempladora da floresta e seu bioma, não frequento mais grandes centros urbanos, não teria como produzir essa oficina em outro lugar que não fosse aqui. Então, eu criei um clima que une aulas de música e contemplação à natureza numa única experiência. Como eu sei que os gringos amam a nossa Mata Atlântica não haveria local melhor para fazer essa imersão”, conclui a editora da Revista do Choro.

Completamente isolados na mata, os participantes da imersão terão toda a infraestrutura de hospedagem e alimentação na estalagem sem precisar se preocupar com absolutamente nada que não seja estudar, respirar, sentir, viver a cultura do choro.

Durante os seis dias de imersão haverá aulas de teoria e prática de violão de 7 cordas, flauta transversal, cavaquinho, bandolim e pandeiro.

As aulas serão ministradas por músicos-professores brasileiros de renome internacional com larga experiência em oficinas de choro e masterclasses sobre seus instrumentos em diversos países.

Além das aulas práticas os participantes da imersão terão aulas teóricas sobre a história do choro e a biografia dos chorões que construíram ao longo dos últimos 150 anos a trajetória deste estilo musical originalmente brasileiro. Serão exibidos documentários e distribuídos materiais didáticos, como livros e apostilas sobre os temas abordados nas aulas da imersão. Todo esse material bilíngue português-inglês.

Ainda há vagas. O voucher para participar da imersão custa US$1.800,00. Os interessados em participar devem entrar em contato com a produtora da imersão, a editora da Revista do Choro, Leonor Bianchi, através do WhatsApp 55 21 9-7121 2858 ou pelo e-mail revistadochoro@gmail.