Taruíra: mais de uma década de história


No estado do Espírito Santo, “taruíra” nada mais é que a comum lagartixa de parede. No Rio de Janeiro, Taruíra já virou sinônimo de boa música, que mescla tradição com modernidade. Nada como uma palavra genuinamente brasileira para dar nome ao que é hoje um dos mais conceituados expoentes do chorinho contemporâneo. Esta, no entanto, não é a única faceta do grupo, que reúne linguagens múltiplas e enfoca a música brasileira e latina em geral.

Formado por Breno Morais (sax soprano e flauta), Carlos Watkins (sax tenor), José Roberto Leão (violão de sete cordas), Leandro Mattos (pandeiro), Maurício Verde (cavaquinho) e Yuri Garrido (bateria), o grupo começou em 2002 como um trio e passou por mudanças na formação, inclusive agregando novos membros, sempre em busca de uma identidade sonora.

O primeiro CD viria em 2007, com 14 canções já consagradas, como “Bolero”, “No balanço do jequibau” e “Pato Preto”, de compositores como Pixinguinha, Tom Jobim, Hermeto Paschoal, Guerra Peixe, Maurice Ravel, Garoto, entre outros. O músico bandolinista Paulo Sá foi o responsável pelos arranjos do trabalho independente, conferindo à obra originalidade e explorando a potencialidade nata do conjunto de músicos, em uma versátil mescla de influências.

Grandes nomes da música instrumental participaram do CD de estreia do Taruíra, entre eles Jorginho do Pandeiro (Época de Ouro), Celsinho Silva (Nó Em Pingo D’Água), Andréa Ernest Dias (Orquestra Ouro Negro, Pife Muderno e Quinteto Pixinguinha) e Durval Pereira (Pife Muderno). O disco está esgotado e foi vendido nas melhores lojas do ramo em todo o estado do Rio de Janeiro, com veiculações em rádios de grande porte e renome, como as rádios Mec e Roquete Pinto FM.

Naquele mesmo ano, o grupo deu o pontapé inicial em um projeto que viraria sua marca registrada em Petrópolis: as rodas de choro na Praça da Mosela, onde o Taruíra se apresentou por mais de três anos. O evento começou como um encontro de músicos ao ar livre, mas cresceu e se estendeu por centenas de domingos.

Através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o Choro nas Praças foi expandido a outros locais da cidade, passando a fazer parte do lazer e da formação cultural dos petropolitanos, fomentando, ainda, o apoio dos órgãos públicos e da iniciativa privada.

Sentindo a necessidade de uma divulgação especializada para o trabalho,

em 2010 foi lançado o Taruíra Jornal, que, além de informar o público sobre as atividades do grupo, visava ao aquecimento cultural da região.

O ano de 2011 marcou a realização de um sonho do Taruíra. A vontade de produzir um material em vídeo do grupo ganhou uma nova perspectiva sob o comando da ParaRaio Filmes. A produtora de Juiz de Fora (MG) propôs a parceria que levaria à gravação do DVD “Nas Nuvens”, com uma linguagem visual única, em uma combinação perfeita com a identidade do grupo. O trabalho tem distribuição independente, além de já estar disponível para ser assistido gratuitamente na internet.

Nestes anos de trajetória, o grupo se apresentou em locais como o Festival Café, Cachaça e Chorinho, 1º Encontro Nacional de Empreendedorismo Cultural, Jogos Mundiais Militares 2011, projeto Choro no Werneck, na Feira da Providência e no Rio Scenarium, no Rio de Janeiro; no Bar da Fábrica e no Café Muzik, em Juiz de Fora; e no Palácio de Cristal, festivais de inverno do Sesc e da Dell’Arte e no Palácio Rio Negro, em Petrópolis, além de projetos e shows em Teresópolis, Nova Friburgo, Paty do Alferes, Ipatinga e Belo Horizonte.

 

Assessoria de Imprensa

Build Up Media

imprensa@taruira.com.br

(24) 98834-9680

Contato para shows

José Roberto Leão

(21) 99944-3962

contato@taruira.com.br

Conheça o Taruíra

www.taruira.com.br

Ouça o Taruíra

http://soundcloud.com/taruira

Curta o Taruíra

https://www.facebook.com/calangada

Assista ao Taruíra

http://www.youtube.com/taruiravideos

Siga o Taruíra

http://twitter.com/grupotaruira

Veja o Taruíra

http://www.flickr.com/photos/marianarochafotografia/collections/72157626697631146

imprensabr
Author: imprensabr

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *