Leonor Bianchi entrevista historiadora do Museu da Imagem e do Som, responsável pelo acervo de Jacob do Bandolim


Leonor Bianchi

Fevereiro é mês de aniversário de Jacob do Bandolim (14/ 02/ 1918 – 13/ 08/ 1969) uma das maiores expressões do Choro, reconhecido internacionalmente. O dia 14 não poderia passar em branco nas páginas da Revista do Choro. Estou tentando uma entrevista com o Museu da Imagem e do Som para saber mais a respeito de um “novo achado” sobre Jacob do Bandolim nos acervos da instituição.

Depois de trocar alguns emails com a assessoria de imprensa do Museu, ontem consegui falar via ligação telefônica (pelo WhatsApp) com Mariana, historiadora e assessora da diretoria do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, responsável pelo acervo de Jacob do Bandolim resguardado por esta instituição desde 1974. Agendamos uma entrevista que será publicada em breve na Revista do Choro.

O objetivo é celebrarmos o aniversário de Jacob Pick Bittencourt, lembrando do seu legado, tendo como enfoque o seu acervo, um dos mais importantes no âmbito da música popular brasileira e do choro.

Autobiografia de Jacob, recém-encontrada no acervo de Almirante será ponto principal da entrevista

Recentemente foi encontrado no acervo do radialista Almirante, Henrique Foréis Domingues (19/ 02/ 1908 – 22/ 12/ 1980) sob a guarda do MIS-RJ, um documento muito importante, o qual revela que Jacob do Bandolim teria começado a escrever sua própria biografia. E é sobre este documento também que nós vamos falar bastante nessa entrevista.

 

Velório de Jacob do Bandolim, no Museu da Imagem e do Som (Acervo Folha de São Paulo)

 

Assista ao vídeo da produção dessa pauta. Não é sempre que faço isso, mas achei interessante compartilhar com vocês um pouco da rotina da produção dos conteúdos da Revista do Choro. Observem que foi uma conversa de 30 minutos, mas eu já havia enviado alguns e-mails para o MIS, ainda vou produzir a pauta, ainda existe a pós-produção, depois a publicação da entrevista e a divulgação da mesma através das redes sociais, email MKT…  Vejam o percurso que a produção atravessa até o conteúdo ficar pronto e chegar ao leitor.

É por isso que eu peço a cada um de vocês que fomentem, apoiem e assine a Revista do Choro, pois só assim eu consigo levar esse projeto adiante, para mais pessoas, e falar sobre a obra de Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Anacleto de Medeiros, de Candinho Silva, Ernesto Nazaré, de Joaquim Callado, Benedicto Lacerda, Waldir Azevedo e tantos outros chorões imortais que ainda precisam ser estudados, e muito estudados.

PARA ASSINAR AGORA A REVISTA DO CHORO CLIQUE AQUI!

Um beijo a todos!

Acompanhem a Revista do Choro.

Inscrevam-se no canal da Revista do Choro no YouTube!

E até a entrevista em si, que será publicada em texto aqui na Revista do Choro.

 

 

 

imprensabr
Author: imprensabr