Leonor Bianchi
A Biblioteca do Choro destaca a pesquisa apresentada no ‘Songbook do Choro Curitibano, vol.1’, (2012/ Otto Produções), organizado e editado pelo músico e pesquisador Tiago Portella.
O livro, bilingue, inglês – português, destaca a obra de compositores curitibanos que viveram nos séculos XVIII, XIX e XX, muitos precursores do choro no Paraná.
Textos de pesquisadores da música curitibana integram o songbook. Marilia Giller fala sobre as ‘Jazz Bands’ e traça um breve histórico da evolução e desenvolvimento destes grupos cujo auge foram os anos de 1920 e 30. As jazz bands tinham esse nome americano, contudo, em seu repertório, executavam músicas brasileiras e choro; muito choro.
A pesquisadora Ana Paula Peters escreveu sobre os regionais de choro muito comuns em Curitiba no final do século XIX e início do século XX, mas que ficaram esquecidos durante o período de maior vigor dessas mesmas ‘Big Bands’ mencionadas por Marilia Giller.
Cláudio Fernandes preparou um artigo sobre as primeiras manifestações que deram origem ao choro em Curitiba e faz uma viagem no tempo chegando dias de hoje e a história do atual Clube do Choro de Curitiba e do Conservatório de Música Popular curitibano.
O autor do songbook, Tiago Portella, reuniu 50 obras musicais produzidas por 15 compositores de seis gerações.
O projeto teve início em meados de 2004 quando o autor começou uma pesquisa em acervos e arquivos de Curitiba. Ao encontrar inúmeros músicos curitibanos, compositores de choro, Tiago intensificou a pesquisa por músicos populares das primeiras gerações do choro em Curitiba.
Durante este processo ele teve contato com familiares dos compositores mencionados no songbook e levantou um material muito especial, apresentado no livro.
A arte gráfica do livro, muito bem elaborada e as ilustrações feitas por desenhistas dos 15 compositores curitibanos mencionados songbook, assim como a pesquisa iconográfica levantada pelo autor merecem atenção.
O songbook traz fotos preciosas: do Regional Família Todeschini, uma película do início do século XX (1905), quando a fotografia estava chegando ao Brasil, praticamente; as do Regional Vosgrau, talvez também do mesmo ano; uma foto da Tupinambá Jazz Band de Ponta Grossa, revelada em 1931, outra da Orient Jazz Band de Curitiba, e a do Regional dos Irmãos Otto, de 1934.
Este trabalho de valorização da história e da memória da música popular curitibana apresenta-se como um trabalho pioneiro, extremamente original e pode ser considerado de suma importância para as historiografias da música popular brasileira e do choro.
O livro foi dissecado em vários artigos que poderão ser lidos aqui na Revista do Choro.
Por tratar-se de um songbook esses artigos trarão as partituras dos compositores apresentados no livro: tangos, valsas, schottisches, peças religiosas, e muitos choros.
Foto: Regional Família Todeschini (1905).