Podcast com Eduardo Pontin, organizador do livro ‘Primeiras lições de samba e outras mais’


Leonor Bianchi

Hoje cedo conversei com o organizador do livro ‘Primeiras lições de samba e outras mais’, Eduardo Pontin. Ele gravou um podcast exclusivo para a Revista do Choro falando sobre o livro e destacou as passagens que o mesmo traz sobre choro.

O livro será lançado dia 29 de abril no Instituto Moreira Salles de São Paulo, com a presença do autor José Ramos Tinhorão, a partir das 16h, e uma grande roda de samba com a turma do Glória ao Samba em homenagem ao centenário de Geraldo Pereira. Imperdível!

E hoje, assinando a Revista do Choro você ganha um exemplar do livro. Para assinar a Revista do Choro e ganhar o livro, clique aqui.

“Percebendo que José Ramos Tinhorão quase sempre abordava o assunto Samba em seus livros de forma cirúrgica, porém, dedicando um espaço pequeno em cada um deles, decidi, junto com os meus irmãos do agrupamento Glória ao Samba, realizar uma varredura geral de tudo o que ele havia publicado na imprensa sobre o assunto, entre os anos de 1961 e 1981. O resultado está aí, e muito me orgulha: um livro de José Ramos Tinhorão somente sobre Samba. Espero, sinceramente, que todos vocês possam desfrutar do conteúdo da obra e que deleitem-se com o primor do estilo da escrita de José Ramos Tinhorão, exaltando a genialidade de nomes como Xangô da Mangueira, Mano Décio da Viola, Silas de Oliveira, Carlos Cachaça, Cartola, Geraldo Pereira, Ivone Lara, Clementina de Jesus, Moreira da Silva, Bide, Marçal, Nelson Cavaquinho, Ismael Silva, Heitor dos Prazeres, Roberto Silva, Jamelão, Vassourinha, Iracy Serra, Aniceto, Candeia, Nelson Sargento, Monarco e outros mais, obrigatórios para quem quer compreender o que seja a música popular brasileira. A realização desse sonho só foi possível graças aos integrantes desse coletivo de malucos chamado Glória ao Samba, que abraçaram a causa e correram até o fim para que o livro acontecesse. Boa leitura a todos!” 

(Eduardo Pontin)

Capa Divulgacao

Ouça agora o podcast.