Cultura no Choro valoriza novas gerações de instrumentistas e compositores do gênero


Projeto apresenta o Choro e suas vertentes misturando música, literatura e artes plásticas

Leonor Bianchi

Idealizado por Cris Caner, produtora cultural, atriz e cantora, o projeto ‘Cultura no Choro’ chega ao final de mais uma temporada de pleno sucesso de crítica e público e, segundo sua idealizadora, em entrevista à Revista do Choro, o projeto está confirmadíssimo para continuar em 2015.

O projeto foi criado em 2008, mas foi a partir de 2013 que tomou uma atmosfera que mistura diversas expressões artísticas para contar, quase de forma didática, a história do Choro e de suas personagens, mostrando a influência do gênero sobre a literatura, as artes plásticas, a política e a sociedade.

“Queremos trazer ao público o conhecimento sobre o gênero musical Choro de uma forma divertida, interativa e com ênfase na linguagem, nos estilos, nas influências e, sobretudo, através de suas personagens. Há seis anos venho pesquisando, entrevistando pessoas, participado de rodas de Choro e, a cada dia que passa, vejo-me mais consciente e envolvida sobre a relevância deste trabalho, assim como, continuo apaixonada e com muita garra para realizar muitos outros projetos nesse segmento”, disse à Revista do Choro, Cris Caner, idealizadora do projeto.

Com nove apresentações que vão de março a outubro, o Cultura no Choro deste ano teve momentos importantes, como o lançamento do primeiro CD – ‘Dança das Cordas’ -, do compositor paulista Alessandro Penezzi, reconhecido como um dos melhores violonistas da atualidade, o lançamento do Livro ‘Chorando na Garoa – Memórias Musicais de São Paulo’, de José de Almeida Amaral Junior, o grupo Papo de Anjo (Edmilson Capelupi, Lula Gama, Getulio Ribeiro, Daniel Allain, Stanley Carvalho e Betinho Sodré), Agnaldo Luz, Luizinho 7 cordas e Regional – Homenagem a Toco Preto (convidado Toco Preto e outros), Félix Junior (CD ‘Quando as cordas Choram’), Duo Jotagê Alves e Marco Bernardo, Duo Siqueira Lima.

Duo Siqueira Lima

Duo Siqueira Lima

Em setembro (dia 6), o projeto receberá Izaias e seus Chorões. Na primeira parte da apresentação haverá participação de todo o grupo e, a seguir, Mestre Izaías receberá seus convidados, colocando no palco um dos ambientes mais tradicionais do choro paulista, representado pela roda promovida por ele próprio, há sete anos: a Roda do Capital Federal.

“Em outubro, teremos Lulinha Alencar homenageando os acordeonistas brasileiros no projeto ‘Solos Brasileiros’, que é um subprojeto do ‘Cultura no Choro’. Em novembro, encerrando a temporada 2014, será a vez de uma das mais antigas rodas de choro de São Paulo se apresentar no projeto, a Roda da Contemporânea, idealizada pelo saudoso sr. Miguel, um apaixonado pelo Choro e pela música. Faremos uma homenagem a ele trazendo músicos e cantores que frequentam esse ambiente todos os sábados na Rua General Osório. Em março retomaremos os concertos com muita música boa e novas propostas”, informou à Revista do Choro a produtora do projeto Cultura no Choro, Cris Caner.

Destaques da programação 2014

Recentemente, em agosto, sob o tema ‘O Choro e seus valores culturais’, o projeto recebeu os violonistas Fernando Lima e Cecília Siqueira – o Duo Siqueira Lima -, num dia histórico, quando os chorões de São Paulo puderam ouvir o autor do livro Chorando na Garoa – Memórias Musicais de São Paulo’, o professor José de Almeida Amaral Júnior, falar um pouco mais sobre seu livro, que tem sido considerado a ‘bíblia do choro paulistano’. O ‘debate’ como autor contou com a participação do radialista e presidente do Clube do Choro de Santos – um dos mais antigos do Brasil -, Marcello Laranja.

Outro grande momento do projeto este ano foi o espetáculo ‘O Choro, a Literatura e as Artes Plásticas’, que contou com um pocket show com o maestro Mário Jequibau Albanese, que autografou seu livro ‘Garoto, o Gênio das Cordas’ sobre a obra de Anibal Augusto Sardinha, enquanto a artista plástica Camila Giudice fazia uma performance poética de óleo sobre tela durante as apresentações musicais.

Realizado pela Cultura Inglesa de São Paulo, o Projeto Cultura no Choro tem direção e concepção de Cris Caner, projeto pedagógico de Carlos Canelli e Cris Caner, ambos da produtora Filhos do Som Produções Artísticas Ltda. Apoio de: Holoarte Produções Artísticas, Almoreis Comunicação e Web, Conjunto 31 Criação e Desing, Marcos Pereira de Almeida, Xadrez Gigante, Programa Chorinho Brasil, Catraca Livre, Giovanna Caner (Assistência direção e projeção de slides), Felipe Chiri (fotos) e Daniel Bertolucci vídeos/fotos), Marque (técnico de Luz e som), e Farouk (assistência de luz e palco).

Serviço

Os espetáculos do projeto Cultura no Choro acontecem uma vez por mês, no primeiro sábado do mês, na Sala Cultura Inglesa do CBB – Centro Brasileiro Britânico, The Duke of York Auditorium, na Rua Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros, telefone (011) 3039-0500. O local possui 160 lugares, ar-condicionado, acesso para portadores de necessidades especiais e estacionamento. Duração: 60 minutos. Idade: livre. Entrada franca. Estacionamento: R$ 20,00.

imprensabr
Author: imprensabr

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *