Leonor Bianchi
Sabemos que Pixinguinha e Os Oito Batutas, primeiro grupo de artistas negros brasileiros a ir para a Euorpa -, viajaram para a França em 1922, portanto, ao meu ver, esses 200 anos deveriam ter sido celebrados em 2022, mas, a história oficial diz que 2025 é que é o ano.
Na agenda das celebrações do novo acordo de cooperação entre Brasil e França, 300 apresentações culturais brasileiras estão programadas para acontecer até setembro deste ano em diversas regiões da França, e o mesmo acontece aqui no Brasil, ou seja, uma agenda intensa de eventos culturais franceses estão acontecendo em diversas capitais brasileiras também.
Neste último final de semana, na cidade de Nantes, oeste da França, capital do departamento de Loire-Atlantique e da região administrativa de Pays de la Loire, durante o Urban Voices Nantes, concerto que teve como destaque a apresentação um coral integrado por 1000 pessoas de diversas nacionalidades, a cantora brasileira Dilma Oliveira fez uma apresentação emocionante interpretando o choro ‘Carinhoso’, de Pixinguinha, acompanhada por todas essas mil vozes. Acho que nunca um choro havia sido cantado um coral de mil vozes. Foi lindo! Pixinguinha merece todas as homenagens possíveis…
Eu, que nutro amizades com músicos franceses há anos, e tenho relações pessoais com alguns amigos mais próximos, sei o quanto os franceses amam a cultura brasileira e nosso choro. Fiquei emocionada assistindo ao vídeo que a galera do Urban Voices Nantes divulgou através do Instagram da Dilma Oliveira, o qual compartilho abaixo com os leitores da Revista do Choro.
Salve Pixinguinha e Os Oito Batutas, que desbravaram esta senda!
Saiba mais sobre o acordo Brasil França
“Lula e Macron consolidam nova fase da relação Brasil–França com agenda voltada à cultura, meio ambiente e diálogo político
Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron protagonizaram, nesta quinta-feira (5), um dia simbólico de fortalecimento das relações entre Brasil e França. A missão brasileira em Paris marca os avanços dos diálogos sobre meio ambiente, cultura, comércio, segurança, ciência e transição energética. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, integrou a comitiva oficial e participou dos compromissos ao lado de Lula.
“Esta visita de Estado é a primeira que um mandatário brasileiro faz à França em 13 anos. Algumas vertentes do relacionamento bilateral se enfraqueceram nesse período, como o diálogo político e o comércio. Minha presença aqui em Paris consolida essa reaproximação”, destacou o presidente Lula.
Parceria cultural
Ele também ressaltou a importância da parceria cultural entre os países. “Sei que podemos contar com a França. Em 2025, completamos 200 anos de relações bilaterais com o olhar voltado para o futuro. Essa construção conjunta passa pelo aprofundamento dos laços e do intercâmbio entre nossas sociedades. Esse é o propósito da atualização do Acordo de Cooperação Cultural assinada pela ministra Margareth Menezes. É, também, o espírito das centenas de eventos que ocorrem na França e no Brasil, desde abril, no âmbito das Jornadas Culturais Cruzadas, que o presidente Macron e eu decidimos lançar no ano passado”, completou.
O novo Acordo de Cooperação Cultural entre Brasil e França será (já foi) assinado nesta sexta-feira (6), durante a continuação da visita de Estado. Atualizando o tratado original de 1948, o documento prevê ações conjuntas nas áreas de patrimônio, artes, audiovisual, livro, formação, economia criativa e direitos culturais. A proposta é ampliar o intercâmbio cultural entre os dois países e promover políticas inclusivas, sustentáveis e inovadoras no setor”.
Fonte: www.gov.br/cultura
Saiba mais sobre o assunto no site https://francabrasil2025.com/ clicando aqui.
Crédito do vídeo e da foto do banner:
Divulgação Rede Social Dilma Oliveira Instagram e Facebook
Gestão de Acervos
Clique na imagem e saiba mais
FOMENTE!
ASSINE A REVISTA DO CHORO!
PARA ASSINAR CLIQUE AQUI
PUBLIQUE SEU LIVRO
CLIQUE AQUI
ADQUIRA SEU EXEMPLAR
ADQUIRA SEU EXEMPLAR
CLIQUE AQUI