Leonor Bianchi
A Hemeroteca Digital do Choro destaca hoje a presença do flautista Altamiro Carrilho nas audições do concurso ‘Superball à procura do crack-cantor’, promovido pela Rádio Clube do Brasil (RJ), em 1951 e nas gravações das músicas vencedoras do mesmo, que integraram um LP lançado pela ‘Star’, no ano seguinte.
O concurso radiofônico, histórico, que aconteceu entre os meses de novembro e dezembro daquele ano, emplacou dois sucessos interpretados por famosos jogadores de futebol três décadas antes do artilheiro Júnior, do Flamengo e da Seleção Brasileira cantar ‘Voa, canarinho, voa’, vendendo milhares de cópias de um LP compacto, no início dos anos de 1980.
Para o concurso da Rádio Clube do Brasil foram convocados jogadores de futebol de times do Rio de Janeiro e São Paulo. Dentre os atletas um seria escolhido o melhor cantor (de samba) e teria um disco gravado nos estúdios da fábrica ‘Star’ com a música interpretada no concurso. O disco foi lançado no Carnaval de 1952 e teve bastante sucesso dado o apelo popular do certame.
Apos várias etapas de seleção foram para a grande final os jogadores Moacyr, do Olaria (RJ), Didi, do Fluminense (RJ), Moacir Bueno, do Bangu (RJ), Bigode, do Flamengo (RJ) e Tite, do Santos (SP). Na audição final do concurso, que aconteceu no Teatro João Caetano, com transmissão ao vivo pela rádio, o atacante Didi conquistou o primeiro lugar, seguido do jogador Tite. A diferença foi mínima entre os dois e a ‘Star’ decidiu que ambos gravariam cada um uma face do disco, recebendo, porém, direitos integrais pelo mesmo.
Altamiro Carrilho integrava o regional de músicos que acompanhava os jogadores em suas apresentações nos estúdios, durante o concurso, e depois dele, quando foram para a ‘Star’ gravar o disco com as músicas vencedoras.
Na foto acima, Altamiro Carrilho aparece atrás do jogador Tite, atacando com sua flauta. Tite cantava a canção que o fez ganhar o concurso: ‘A Praça Onze não morreu’. A matéria publicada na revista do Rádio faz uma observação interessante, lembrando que Tite, tempos antes, havia ganhado também outro concurso musical no clássico programa ‘Papel Carbono’, do grande radialista dos tempos de ouro do rádio no Brasil, Renato Murce.
Além dos prêmios que Didi e Tite receberam, o jogador Moacir Bueno também foi contemplado com a quantia de mil cruzeiros.
Na foto abaixo, o jogador Didi aparece cantando o samba ‘Meu Clube Perdeu’, nos estúdios da ‘Star’, acompanhado por Altamiro Carrilho e sua flauta, e do pistão de Pernambuco. Altamiro gravou os solos e os acompanhamentos da música, como fizera também com a canção interpretada pelo jogador Tite.
Vale destacar, que dois anos disso, ou seja, em 1950, Altamiro formou seu primeiro conjunto e atuou na Rádio Guanabara. Um ano depois, o músico Canhoto o convidou para fazer parte de seu regional, substituindo o flautista Benedicto Lacerda, grande referência na Rádio Nacional.
E, à propósito das gravações, ainda sigo nas pesquisas, pois em uma busca pelos acervos disponíveis na internet nada encontrei.
Fonte das imagens: Hemeroteca Digital Brasileira