Leonor Bianchi
“Presente na memória afetiva da população como emissora que mostrou o Brasil aos brasileiros, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro foi inaugurada em 12 de setembro de 1936 ao som de “Lua do Sertão”, de João Pernambuco e Catulo da Paixão Cearense. Do surgimento até os anos 1960, a Nacional se firmou como grande fenômeno de expressão da cultura popular brasileira, tornando-se uma das cinco maiores rádios do mundo.
A Nacional criou formatos que passariam a se estabelecer como padrões comerciais para a comunicação de massa, como os programas de auditório, que contavam com presença do público no histórico Edifício A Noite – primeiro arranha-céu da América Latina, instalado na Praça Mauá, centro do Rio Janeiro. Grandes maestros, músicos, cantores, cantoras, locutores, radioatores, radioatrizes, apresentadores e repórteres fizeram a história da emissora.
Em 2008, a rádio passou a ser integrante da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e teve uma ampla reformulação estrutural, técnica e de programação. Ajustes feitos com os olhos no futuro, porém sem esquecer das suas características históricas. Se antes a Nacional tinha como filosofia uma programação patrocinada e comercial, atualmente ela tem caráter cidadão, musical, cultural, noticioso e esportivo” (1).
A Hemeroteca Digital do Choro destaca três momentos da grande festa de inauguração da Rádio Nacional. São três fotos publicadas na extinta Revista do Rádio em uma matéria de três páginas: o flautista Dante Santoro acompanhando a cantora de São Paulo Sonia Carvalho; o grande violonista Pereira Filho, que integrava o regional Dante Santoro na Rádio Nacional – na foto ele acompanhava o cantor de ‘foxes’ Bob Luzie -, e o registro de Aracy de Almeida, tantas vezes já citada nas páginas da Revista do Choro como uma das maiores cantoras do rádio brasileiro, onde é sempre reverenciada por sua personalidade ímpar e por ter sido a primeira e a única a interpretar a primeira música feita por Jacob do Bandolim – ‘Si alguém sofreu’ -, em 1938, quando este tinha apenas 21 anos.
Nota:
(1). Site EBC Os 80 anos da Rádio Nacional.