Trabalho histórico e inédito, livro Chorando na Garoa revela memória de importantes personagens da cena musical de São Paulo


chorando na garoa

Com prefácio de Fernando Faro, o livro de José de Almeida Amaral Júnior, Chorando na Garoa – Memórias Musicais de São Paulo -, é um divisor de águas quando o assunto é a história da música paulista.

A publicação independente da editora Paulistinha, foi lançada em 2013 em edição especial com curta tiragem pela Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

“O livro é um trabalho de iniciativa pessoal, produzido/ inspirado na paixão pela música brasileira e, mais especialmente pelo choro, o primeiro gênero urbano nacional”, comenta o autor José de Almeida Amaral Júnior.

O livro traz uma breve discussão com base bibliográfica sobre o cenário socioeconômico do país ao longo do séc. XIX, fim do período colonial até a República, incluindo os primeiros anos do séc. XX. A partir daí, o autor traça um panorama dos elementos que deram origem ao choro, o nascimento no Rio de Janeiro e seus principais personagens. Um espaço para a compreensão do choro em geral, incluindo verbetes dos grandes nomes.

Em seguida, o livro apresenta uma visão resumida do contexto socioeconômico da cidade de São Paulo e também das manifestações musicais que influenciaram e caracterizaram o choro paulista. Um grande levantamento dos nomes históricos do choro local é apresentado no livro, caracterizando-se como um trabalho inédito na bibliográfica voltada para o gênero. É o primeiro livro geral sobre o choro numa perspectiva da cidade de São Paulo.

De forma didática, o livro traz verbetes explicativos sobre gêneros como o samba, o frevo, o jongo, o tango brasileiro, entre outros, assim como aborda, também, a vida dos seresteiros, de profundo vínculo com os chorões paulistas.

Na segunda parte do livro, o autor apresenta depoimentos de 42 personagens emblemáticas da cena musical paulista, como músicos, cantores e participantes das rodas de choro da maior capital da América Latina.

“O objetivo dessas entrevistas, envolvendo diferentes idades, foi coletar depoimentos pessoais sobre sua vida, carreira, influências, formas de tocar, arranjos, personagens, locais, eventos importantes e aspectos diferenciais do choro em São Paulo em relação a outros locais onde esse gênero se manifesta”, conta o autor.

Entre os entrevistados, grandes nomes da música brasileira, como Izaías Bueno de Almeida, Laércio de Freitas, Toninho Carrasqueira, Milton Mori, Proveta, Danilo Brito, Luizinho 7 Cordas, Edmilson Capelupi, Guta do Pandeiro, Ventura Ramirez, o pesquisador e produtor J.L Ferrete, Luis Nassif, entre outros.

O livro pode ser adquirido na Sala São Paulo.

Sobre o autor

José de Almeida Amaral Júnior é professor universitário na área de ciências sociais. Economista, pós- graduado em Sociologia e mestre em políticas de educação. Estudou clarinete na Universidade Livre de Música do Estado de São Paulo com o Maestro Portinho e o Maestro Roberto Bomílcar. Foi membro do grupo Choro & Canção do SESC/SP Consolação.  Faz Canto Coral na EMESP com a regente Ana Beatriz Valente Zaghi. É coautor do livro “São Sebastião e a Vila Guilherme – Memórias Paulistanas da Zona Norte”, edição Câmara de Cultura da Zona Norte (2002). Participa regularmente como colunista da Rádio 9 de Julho AM, do Jornal O São Paulo, do Jornal Cantareira e do Jornal Mundo Lusíada.

Serviço: Chorando na Garoa, Memórias Musicais de São Paulo. Autor: José de Almeida Amaral Júnior, 530 páginas, editora: Paulistinha, apoio para publicação: Fundação Theatro Municipal de São Paulo.  

imprensabr
Author: imprensabr

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *