Redação
O instrumentista paraibano Sergio Aires (27) foi o grande vencedor do I Edital de Fomento à Produção Literária ‘Pensadores do Choro’, na categoria Crônicas e Memórias, promovido no final de 2014 pela #e-ditora (Rio de Janeiro) e Revista do Choro. Sergio, professor do Programa de Inclusão através da Música e das Artes (PRIMA) venceu o edital com seu texto Tudo culpa do Choro. A premiação foi a inserção de seu texto em uma publicação histórica: o livro Pensadores do Choro.
O livro traz ainda o texto da cavaquinista e pesquisadora de choro Vanessa Trópico [Belém (PA)] sobre o ilustre, mas pouquíssimo conhecido pela mídia e até por outros chorões, Adamor do Bandolim, o mestre do chamado Choro Caboclo. O lançamento em belém ainda não tem data prevista para acontecer.
A arte da capa do livro também foi criada através do Edital Pensadores do Choro pelo artista plástico paulista Reynaldo Berta.
Palestra e roda choro no Cosmopopeia
O lançamento do livro Pensadores do Choro na Paraíba acontecerá no dia 9 de maio, durante uma grande roda de choro que o autor Sergio Aires está organizando com os amigos no Cosmopopeia, a partir das 17h.
Em sua palestra na ocasião do lançamento do livro Pensadores do Choro, Sergio Aires falará sobre o que é o choro, quando o gênero surgiu, e fará um breve perfil de personagens importantes no contexto do choro, como Pixinguinha e Jacob do Bandolim, contando histórias e curiosidades sobre o gênero musical.
– Será um lançamento do tipo ‘roda de choro didática’ (roda de choro + projeção + aula) explicando o que é o choro… sua origem, seus compositores… e isso sendo mostrado na prática, com os instrumentos. Será uma grande oportunidade para as pessoas que ainda não conhecem o PRIMA, saberem o que é o projeto. Tenho ensaiado com o
Quinteto de Sopros do PRIMA, formado por alunos da cidade de Cabedelo e por mim, e a ideia é podermos apresentar, em primeira mão, na ocasião, um arranjo feito por Alex Klein para Carinhoso, de Pixinguinha. A apresentação seria feita por mim mais quatro jovens que integram o projeto -, conta Sergio Aires.
Coordenado pelo maestro Alex Klein, o Programa de Inclusão através da Música e da Arte é uma iniciativa do Governo da Paraíba que, através da música, ensina os valores da cidadania aos jovens.
Aproveitando para trocar com outros instrumentistas num momento mais que oportuno, o autor Sergio Aires esteve no Rio de Janeiro, durante o final de semana de 25 de abril, para o VI Festival Nacional de Choro e a inauguração da Casa do Choro, grande centro de referência do choro, localizado na Rua da Carioca, Centro Histórico do Rio, e que pretende ser o maior canal de ensino e difusão do gênero, no mundo.
Serviço:
O que: Lançamento do livro Pensadores do Choro, de Segio Aires e Vanessa Trópico
Onde: Cosmopopeia, Ladeira da Borborema, João Pessoa (Paraíba)
Quando: 9 de maio, às 17h