Miriam Bauab Puzzo
Resumo: Este artigo apresenta a leitura do poema “Chorinho”, integrante da obra Vaga Música (1942) de Cecília Meireles, na perspectiva da análise dialógica do discurso de Bakhtin e do Círculo. Toma-se como referência os conceitos de responsividade e responsabilidade que fundamentam as reflexões de Bakhtin no ensaio “Hacia uma filosofia del acto ético” (1997) a respeito da arte, apontando as relações dialógicas estabelecidas entre o texto poético e o contexto social, tendo como referência primeira o eu-lírico do poema e a proposta poética de Cecília Meireles. A partir do motivo musical do título e das imagens poéticas sugestivas do conflito do eu-lírico, demonstra-se o diálogo que se estabelece com o contexto sócio-histórico marcado pela ditadura militar da Era Vargas e pela Segunda Guerra Mundial. Contrariando a ideia corrente de que Cecília Meireles distanciava-se dos problemas de sua época, procura-se demonstrar que a sutileza de suas imagens, pautadas pela proximidade do universo musical popular, trazem a tensão e o sofrimento existencial marcado por um contexto social adverso. Sendo assim, os poemas representam uma atitude responsiva e responsável da autora, na perspectiva bakhtiniana, cumprindo uma proposta artística coerente com sua concepção estética de arte.
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