Gleison Wojciekowski Quinteto e o Choro Gaúcho


Leonor Bianchi

De família de três gerações de músicos gaúchos, o pianista, compositor e professor de música Gleison Wojciekowski gravou um podcast exclusivo para a Revista do Choro falando sobre sua carreira  musical, sua presença no ambiente escolar como professor, que originou o quinteto que leva seu nome, e o CD ‘Gleison Wojciekowski Quinteto – Choro Gaúcho’ gravado no ano passado com obras de diversos compositores de choro do Rio Grande do Sul, como Nésio Alves Corrêa, Oscar dos Reis, Ignácio Petckovicz, Francisco Desidério Alves Corrêa entre outros.

03 (1)

O regional

Formado em 2003, o grupo Gleison Wojciekowski Quinteto tem origem das práticas de conjunto realizadas na Escola Municipal de Belas Artes Osvaldo Engel, em Erechim (RS). Lá, sob a orientação do músico, compositor e professor Gleison Juliano Wojciekowski, os alunos começaram a executar música brasileira, em especial o choro, no intuito de aprender e desenvolver a linguagem deste gênero musical genuinamente brasileiro.

Com alguns dos alunos de maior destaque, o quinteto saiu dos portões da escola passando a se apresentar em diversos espaços da sociedade local, em vários municípios da região e nos estados de Santa Catarina e Paraná.

Durante esses 17 anos, o quinteto teve diversas formações, porém sua base segue inalterada, e seu repertório seguiu contemplando o choro em suas diferentes gerações. Atualmente o grupo tem investido na pesquisada do repertório do choro produzido no Rio Grande do Sul e suas relações com a música regional gaúcha.

Formação de plateia

Em 2013 o quinteto foi contemplado com o Prêmio Funarte Concertos Didáticos e através deste realizou uma pequena turnê em diversos municípios da região apresentando concertos didáticos nas escolas da rede pública.

O grupo Gleison Wojciekowski Quinteto tem se apresentado regularmente seja em espaços educacionais bem como em eventos como a Feira Regional Industrial Agropecuária de Erechim (FRINAPE).

O CD Choro Gaúcho

No ano passado, o grupo lançou o disco ‘Gleison Wojciekowski Quinteto – Choro Gaúcho‘ com clássicos do repertório do choro, principalmente de compositores do Rio Grande do Sul, como Nésio Alves Corrêa, Oscar dos Reis, Ignácio Petckovicz, Francisco Desidério Alves Corrêa entre outros. Este trabalho contou com a participação de diversos músicos, além dos compositores já citados.

01

O CD foi lançado durante o ano passado em uma turnê que excursionou por diversas cidades do Rio Grande do Sul. Além dos espetáculos tradicionais, o quinteto fez diversos concertos didáticos sobre o choro no Rio Grande do Sul.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR O CD

OUÇA O PODCAST