Programa “Olhar Brasileiro”, da Rádio USP, apresenta compositores pioneiros do típico gênero musical brasileiro
Por Leonor Bianchi
Na semana em que celebramos o Dia Nacional do Choro, 23 de abril, quando comemoramos também o nascimento de Alfredo da Rocha Viana Júnior, o nosso amado e imortal chorão Pixinguinha, a Revista do Choro destaca o conteúdo produzido pelo programa Olhar Brasileiro, do Jornal da USP, com pesquisa e locução de Omar Jubran. Nesta série de três áudios, ele narra a história do choro e dos chorões apresentando um rico e importante repertório do gênero desde seus primeiros tempos aos dias atuais.
Redação Rádio USP
Ao aportar no Rio de Janeiro, em 1808, a Família Real portuguesa trouxe para o Brasil instrumentos musicais de origem europeia, como o clarinete, o violão, o bandolim e o cavaquinho, além das músicas de dança de salão praticadas na Europa, como a valsa, a mazurca, a modinha, o xote e a polca. Associando a esses gêneros e instrumentos musicais elementos do lundu – ritmo de origem africana à base de percussão -, surgiu o choro, ritmo tipicamente brasileiro surgido no Rio de Janeiro em meados do século 19.
A origem do choro foi contada pelo pesquisador Omar Jubran no programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentado no dia 28 de fevereiro passado. No programa – o quarto e último episódio da série que comemora os 15 anos de Olhar Brasileiro -, foram ouvidas músicas dos compositores pioneiros do choro, como Henrique Alves de Mesquita, Virgílio Pinto da Silveira, Juca Vale, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Joaquim Antonio Calado Júnior, entre outros.
Criado pelo pesquisador Omar Jubran, Olhar Brasileiro foi transmitido pela primeira vez em fevereiro de 2006 e, desde então, ininterruptamente, vem se dedicando a apresentar a cada semana as melhores expressões da música popular brasileira, sempre com a produção e apresentação de Jubran.
Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às terças-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.
Ouça