Desde muito cedo Morgana Moreno marca presença no cenário musical de Salvador, contribuindo com os principais artistas locais e através de seus próprios projetos. Aos nove anos começou sua trajetória com a flauta. Logo se identificando com a música popular, dedica-se e especializa-se em Choro, ainda hoje uma das suas maiores influências.
Com 15 anos gravou seu primeiro disco, o Mandaia, grupo de Choro e samba do qual fez parte durante sete anos. Morgana Moreno também integrou o renomado regional de Choro ‘Os Ingênuos’, o regional mais antigo de Salvador.
Com intensa participação em festivais de música, apresentou-se em muitos deles e em salas de grande importância no Brasil, a exemplo de Teatro Castro Alves, Clube do Choro de Brasília, III Festival Nacional de Choro, Festival Instrumental da Bahia. Atuou também como flautista, piccolista e solista com as principais orquestras do estado da Bahia: YOBA (projeto Neojibá), OSBA e OSUFBA.
Em 2012 Morgana se forma em Bacharel em Flauta pela UFBA e resolve alçar voos mais altos. Desde então, reside na Alemanha, onde estuda e toca, apresentando-se também na França.
Em 2013 a chorona ganhou o primeiro prêmio no Concurso Internacional “Leopold Bellan”, em Paris, com Duo Morgana Moreno & Marcelo Rosário. Atualmente, desenvolve o seu projeto solo “Morgana Moreno quarteto”, através do programa de Mestrado em Jazz pela Hochschule für Musik und Tanz Köln, na Alemanha.
Como arranjadora e compositora possui uma formação autodidata. Foi selecionada pelo Festival de Música da Educadora FM, em 2009 com a música “Free Choro n°1” e em 2014 com “Baião”. Também com “Baião” participou como arranjadora e compositora para o disco do projeto “Classica Brasiliana”, gravado pelo selo alemão Dabringhaus und Grimm.
Desde os 13 anos participa ativamente do cenário de choro em Salvador, fazendo parte do grupo Mandaia e do renomado Os Ingênuos. Com estes, além de gravações, apresentou-se no I Festival de Choro de Mucugê, Festival Instrumental da Bahia, Sarau do João (Teatro Castro Alves), Clube do Choro de Brasília etc.
Ainda em Salvador, juntamente a Gabriel Rosário (bandolim), Marcelo Rosário (violão) e Emerson Taquari (percussão) formou o Free Choro. O quarteto contemporâneo e experimental utilizava-se da liberdade da improvisação e influências de diversos estilos sobre a linguagem do choro. Participaram do Festival de Música da Educadora 2010 e do Phoenix Jazz Festival, em Praia do Forte, Bahia como convidados no show do Nicolas Krassik.
Já dividiu palco com Armandinho Macedo, Ricardo Silveira, Ronaldo do Bandolim, Nicolas Krassik, Mike Marshall, além de encontros em rodas de choro com Celsinho Silva, Luciana Rabello, Hamilton de Holanda, Yamandu Costa, Rogério Caetano, entre outros.
Morando na Alemanha há dois anos, a instrumentista brasileira e uma mulher do Choro, dedica-se ao seu trabalho solo “Morgana Moreno quarteto” e contribui com o cenário do Choro na Europa, participando de concertos e gravações de músicos locais que se dedicam ao gênero.
Saiba mais. Acesse:
Links
https://www.facebook.com/morganamorenomusic
https://soundcloud.com/morganamoreno/
Contato: morganamorenomusic@gmail.com
choro a arte musical de séculos a música imortal