Hemeroteca Digital do Choro e os 40 anos do Galo Preto


Leonor Bianchi

Em 2015 o um dos conjuntos de choro mais antigos do Brasil em atividade, o Galo Preto, celebrou 40 anos. Ao longo desta vasta trajetória, o grupo de choro foi destaque em muitas notas e artigos de jornais, principalmente os periódicos do Rio de Janeiro, cidade de origem do Galo Preto.

Nesta edição da Hemeroteca Digital do Choro mostramos algumas dessas matérias sobre o Galo nos primeiros anos de sua carreira.  

Podemos dizer que o Galo Preto começou a ser notícia no jornal em 1978 quando de sua participação como acompanhador de Cartola no espetáculo ‘Acontece’, realizado naquele ano, no Teatro Galeria, no Rio de Janeiro. Na imprensa carioca encontramos muitos anúncios publicitários anunciando o show com Cartola e os meninos do Galo, no tradicional formato ‘tijolinho’, muito vendido nos jornais do anos de 1980.

O anúncio que publicamos agora foge a esse formato ‘tijolinho’ e já aparece com mais destaque no caderno de cultura do Jornal do Brasil, semanas antes do começo do show. Interessante poder ver informações, como o valor da bilheteria, quem foi o diretor do espetáculo e como podiam ser feitas as reservas para o show; por telefone.

A publicidade nos jornais aliada ao desempenho dos jovens chorões no palco ao lado de Cartola fizeram com que a temporada fosse um sucesso, e até hoje o show ‘Acontece’ é tido como um dos grandes momentos da música popular brasileira.

Publicidade do show 'Acontece', de Cartola, com participação do Galo Preto, publicada em 14 de fevereiro de 1978 no Jornal do Brasil (RJ)

Publicidade do show ‘Acontece’, de Cartola, com participação do Galo Preto, publicada em 14 de fevereiro de 1978 no Jornal do Brasil (RJ)

O jornal O Fluminense de 30 de janeiro de 1978 deu uma nota sobre o show Acontece.

o fluminense 30 janeiro 1978 show acontece notinha

Mas foi a Revista O Cruzeiro, uma das publicações de maior circulação da época, quem dedicou maior espaço para midiatizar o espetáculo Acontece com Galo Preto acompanhando Cartola.

Revista Cruzeiro 18 de março de 1978 Matéria especial sobre o espetáculo Acontece PAGINA 1 INTEIRA GRANDE

Revista Cruzeiro 18 de março de 1978 Matéria especial sobre o espetáculo Acontece PAGINA 2 INTEIRA GRANDE

Quem também deu primeira página para o show de Cartola e Galo Preto foi o Jornal do Brasil.

arte materia JB show acontece cartola e galo preto 1978

Em 1978 o Galo Preto gravou seu primeiro LP. Encontramos uma nota sobre no jornal O Fluminense.

o fluminense nota do lançamento do primeiro LP do galo preto pela RCA 26 fevereiro 1978

O jornal O Fluminense 17 de setembro de 1978 destacou a apresentação do Galo Preto com a Orquestra Sinfônica Brasileira no Teatro Municipal de Niterói.

o fluminense 17 de setembro de 1978 Galo Preto toca no Centro Cultral Carlos Magno com a Orquestra Sinfônica Brasileira PNG

o fluminense 17 de setembro de 1978 Galo Preto toca no Centro Cultral Carlos Magno com a Orquestra Sinfônica Brasileira PNG DETALHE

O Fluminense de 24 janeiro de 1978 deu a nota da participação do Galo Preto na Feira do Choro.

o fluminense 24 janeiro 1978 galo preto na feira de choro

Se o momento do espetáculo Acontece ao lado de Cartola foi importante para os jovens meninos do Galo Preto, que em 1978 estavam bem no começo da carreira, não menos importante foram os show que fizeram antes, até chegarem lá.

Mas um, dois anos antes, também já encontramos citações ao Galo Preto na imprensa fluminense. O grupo se apresentou em Cordeiro, na maior e mais tradicional (mais antiga) exposição agropecuária do estado do Rio, em 1977, como mostra esta nota. A exposição teve até a presença do governador do estado!

o fluminense 1 julho 1977 galo preto tocou na exposição agrapecuaria de cordeiro a maior do estado do rio

O JB de 1 julho 1977 de a nota do show que o Galo Preto fez na maior feira agropecuária do estado do Rio, em Cordeiro

O JB de 1 julho 1977 de a nota do show que o Galo Preto fez na maior feira agropecuária do estado do Rio, em Cordeiro

Na edição de 27 de novembro de 1977, o JB destacou a apresentaçao dos músicos do Galo no IBAM, com repertório de Nelson cavaquinho, Jacob do Bandolim, Villa-Lobos, Pixinguinha, Cartola entre outros.

JB 27 de novembro de 1977 Galo Preto em apresentaçao com músicas de nelson cavaquinho, Jacob do Bandolim, Villa-Lobos, Pixinguinha, Cartola entre outros

Ainda em 1977 encontramos no jornal O Fluminense, publicado em Niterói (RJ), uma menção do Galo Preto numa nota sobre o projeto Pacotes Culturais. O Galo figura na relação dos grupos musicais que se fariam apresentações no interior do estado.

o fluminense 9 e 10 outubro de 77 galo preto faz show pelo projeto pacotes culturais

No início da carreira, o Galo tocou até em faculdade do interior. O jornal O Fluminense de 21 outubro de 1977 destacou a a apresentação do grupo de choro numa faculdade de Cabo Frio, cidade famosa e de turismo na Região dos Lagos, litoral do Rio de Janeiro.

o fluminense 21 outubro 1977 galo preto toca em faculdade de cabo frio

No Jornal do Brasil de 18 de dezembro de 1976 encontramos uma nota da jornalista Maria Helena Dutra, que escrevia sobre música para o JB, defendendo a escolha de um programa da TVE que abria espaço ao choro, ao invés de novelas e filmes enlatados. No artigo ela cita os meninos do Galo Preto, atração principal do programa acompanhando a cantora Claudia Savaget.

JB 18 de dezembro de 1976 O melhor programa é chorinho

Em 1978 o Galo tocou no aniversário de Macaé, cidade dos chorões Viriato Figueira da Silva e Benedicto Lacerda.

galo preto tocou no aniversario de 165 anos de macaé

O Galo tocou no aniversario de 165 anos de Macaé (RJ)

Em 1979, o Galo fez uma homenagem a Jacob do Bandolim que mereceu uma notinha no JB.

o fluminense 20 agosto 1979 galo preto se apresenta em homenagem a jocob do bandolim nos seus dez anos de morto no programa é preciso cantar da TVE com apresentação de paulo tapajós

Nesse mesmo ano o Galo Preto se apresentou na inauguração do Fundabras – Fundação Afrobrasileira.

o fluminense 29 setembro 1979 galo preto se apresenta em show para arrecadar fundos para Fundabras Fundação Afrobrasileira

O Galo preto foi um dos primeiros grupos de música instrumental do Brasil a gravar um disco independente. Seu primeiro LP teve investimento de uma das maiores gravadoras da época, a RCA, mas logo no segundo disco os músicos não contaram mais com o suporte da gravadora. O jornal O Fluminense de 18 de maio de 1981 destacou a participação do Galo Preto na Feira do Disco Independente, que aconteceu no Rio de Janeiro.  

O Fluminense 18 de maio de 1981 feira do Disco Independente PAGINA INTEIRA

Um dos compositores de marchinhas de Carnaval mais conhecido do Brasil, João Roberto kelly, escreveu sobre choro e o primeiro LP do Galo Preto em sua coluna Som Brasileiro, na revista O Cruzeiro, em fevereiro de 1978.

Revista Cruzeiro fev 1978 coluna Som Brasileiro, de João Roberto kelly

Nesta outra nota de Roberto Kelly também publicada na coluna que ele escrevia para a revista O Cruzeiro, uma exaltação aos grupos Chapéu de Palha e Galo Preto.

Revista O Cruzeiro Coluna João Roberto Kelly

E para encerrar, a crítica de Paulo Venâncio Filho que cita o Galo Preto na edição de 18 de março de 1977 do jornal Opinião. Essa é raridade!

Opinião artigo de Paulo Venâncio Filho sobre Música cita o conjunto Galo Preto 18 de março de 1977 materia toda montada

imprensabr
Author: imprensabr