Redação
“É uma honra ver e tocar com esses garotos tão jovens fazendo a música mais essencialmente brasileira, o choro, e com tanto talento” (Adelson Viana)
Com o nome vindo de um clássico resultante da parceria entre Mário Rossi e Fon Fon, o Murmurando, que fora criado em 2006, em Fortaleza – CE tem no seu repertório o choro como essência, influenciado por mestres como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo, entre outros.
Formado por jovens músicos da cena cearense, os integrantes têm instrução formal nos cursos de Música do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-CE), e na Universidade Estadual do Ceará (UECE). São eles: Cleylton Gomes (flauta transversal e flautim), Giltácio Santos (clarinete), Lauro Viana (cavaquinho) e Samuel Rocha (violão 7 cordas).
Em 2007, o regional foi contemplado com a aprovação no I Edital de Incentivo às Artes da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza (SECULTFOR), na área de Música, categoria Manutenção de Grupos Musicais, com o projeto “Choro Brasileiro de Jovens Para Jovens”. No mesmo ano, abriu o “I Festival Mel, Chorinho e Cachaça”, em Viçosa do Ceará, e foi uma das principais atrações da II Mostra de Música Petrúcio Maia. O grupo já tocou no Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura, Centro Cultural Banco do Nordeste, Theatro José de Alencar, I Festival Literário de Ipu, V Festival BNB da Música Instrumental, em Juazeiro do Norte e Fortaleza, Feira da Música, entre outros. Também já se apresentou no Mercado dos Pinhões, no Centro Cultural do Bom Jardim, no Largo do Mincharia, na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho e em bares e casas de shows de Fortaleza, como Bar do Papai e Kukukaya, entre outros.
Em janeiro de 2008, o grupo acompanhou a companhia de teatro Comédia Cearense, com a peça “O Casamento da Peraldiana”, sob direção de Haroldo Serra, no Teatro Princesa Isabel, Rio de Janeiro. Por lá, capital e berço do choro, também se apresentou em diversas casas, principalmente na Lapa, onde pôde trocar experiências com os chorões da Cidade Maravilhosa. O reconhecimento, tanto do público, como de outros músicos, aumenta a cada apresentação.
Em outubro de 2011, os rapazes do Murmurando dividiu o palco com dois dos maiores instrumentistas do Brasil: Gilson Peranzzetta e Mauro Senise, em um show memorável no Theatro José de Alencar. Apresentou-se em 2014 com o show Aquarela Cearense, com composições próprias dos integrantes do grupo, no Theatro São João em Sobral, na Mostra Petrúcio Maia e no Festival de Música de Ibiapaba.
Em novembro de 2014, o Murmurando foi uma das quatro formações musicais selecionadas pelo projeto Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas do Ceará e viajou com grande sucesso pelo estado do Ceará em Janeiro de 2015, espalhando a boa música no interior.
Em abril de 2015 o Murmurando se apresentou com o clarinetista paulista Alexandre Ribeiro num concerto inesquecível no Teatro SESC Emiliano Queiroz em Fortaleza. Uma das quatro formações selecionadas entre 75 candidatos, o Murmurando participou em 2015 do laboratório criativo do Porto Iracema das Artes onde, com a tutoria do saxofonista Zé Nogueira, aperfeiçoou o espetáculo Aquarela Cearense. No mesmo ano participou no Festival Choro Jazz em sua primeira edição na Barra Grande – PI e em Fortaleza.
Em 2016 o grupo lançará o cd ‘Assovio do Tiê’, que ainda está sendo gravado.
“Foi muito bom ter tocado com o Murmurando nesse Teatro maravilhoso. O grupo é formado por músicos muito talentosos. Foi realmente uma noite maravilhosa!” (Gilson Peranzzetta)
Ouça algumas faixas do CD Assovio do Tiê
Assovio do Tiê
[audio:http://www.4shared.com/mp3/Cfz1ot2zba/Assovio_do_Tie.html]Chorinho da Vovó
[audio:http://www.4shared.com/mp3/2znQeCtNce/Chorinho_da_Vovo.html]Choro pra Teté
[audio:http://www.4shared.com/mp3/QbngYF6Iba/Choro_pra_Tete.html]Influência
[audio:http://www.4shared.com/mp3/FcrVKWuVce/Influencia.html]Mirante
[audio:http://www.4shared.com/mp3/GNwyRbpbba/Mirante.html]
Fotos de Salvino Lobo.
A matéria ficou ótima,que maravilha poder mostrar um pouco do nosso trabalho aqui.Parabéns á revista do choro pela competência e dedicação.