Rúben Pereira
A Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) oferece, desde 2008, a Oficina de Choro da FAMES, coordenada pelo músico Alexandre Araújo. A Oficina de Choro, anualmente, vêm formando chorões no cenário do estado e buscando aprofundar a presença e a voz do choro e dos chorões no ambiente institucional do Espírito Santo.
O compositor, pianista e violonista Edu Martins, nascido em Colatina (ES), teve parte de suas composições trabalhadas no ano de 2011 com os alunos da oficina, o que gerou, em 2014, um songbook com suas músicas acompanhado de um CD com suas composições gravadas.
A publicação merece elogios pela vontade de informar sobre o gênero choro. Apresenta pequenas biografias de compositores e instrumentistas do choro (Waldir Azevedo, o capixaba Maurício de Oliveira, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, João Pernambuco, entre outros) e do samba (Donga, Noel Rosa, Cartola, Zé Ketti, Tom Jobim), além de pequenos históricos de gêneros musicais como choro, tango brasileiro e samba.
As 12 composições apresentadas dão um espectro da obra de Edu Martins com quatro choros, quatro tangos brasileiros, dois sambas e duas bossas novas. São composições contemporâneas, com caminhos harmônicos interessantes e melodias ricas.
O songbook teve produção executiva de Alexandre Araújo e do próprio Edu Martins. A gravação, mixagem e gravação do Cd que acompanha o songbook foi feita por Augusto Ferreira, no estúdio ‘Namosca Audioroom’. Contou com o assistente de gravação Anderson Paiva, direção de Edu Martisn e Alexandre Araújo, arranjos coletivos da Oficina de Choro Fames, editoração e transcrição de partituras feita por Eduardo Lucas.
Os músicos que participaram das gravações foram: Elisa Dias (flauta transversal), Jaqueline Vieira (clarinete), Eduardo Lucas (trompete), Daiana Farias (sax alto), Daniel Freire (sax tenor), Alexandre Araújo (bandolim), Edu Martisn (piano e violão), Kako Dinelli (baixo elétrico) e Andreson Paiva (percussão).
O compositor e instrumentista Edu Martins
Edu Martins tem formação erudita, herdada de sua mãe, a pianista Alba Martins. “Rendeu-se à beleza da música universal e, através de estudo e larga pesquisa ao longo dos anos, desenvolveu, com muita sensibilidade, um trabalho instrumental autoral refinado, variado e de muito bom gosto, flutuando por vários gêneros musicais, dentre eles o choro, o samba, a bossa nova, valsa, samba canção, frevo, baião, embolada, maxixe, samba choro, congo, blues e jazz. Sua obra, composta, aproximadamente, de 150 músicas editoras, escritas para vários instrumentos, são bem elaboradas, valorizando os elementos da música, com bela melodias, harmonias bem trabalhadas, sobretudo respeitando o simples, o verdadeiro, valorizando assim suas raízes”.
O songbook traz as composições: Redondo (choro), Sururu (choro), Serelepe (choro), Choro a Vera (choro), Petisco (tango brasileiro), Tolinho (tango brasileiro), Torta de bacalhau (tango brasileiro), Cafuné (tango brasileiro), Beco do rato (samba), Sambora (samba), trompete (bossa nova), Madeira de lei (bossa nova).