Leonor Bianchi
O maestro e arranjador da orquestra sinfônica de Curitiba e diretor do conservatório musical Som maior Qual é fundador Valdir Teixeira está entre os compositores citados no songbook do Choro Curitibano.
Destaca-se sua produção de choros, gênero musical para o qual ele compôs mais de 100 peças,das 300 que, aproximadamente, já criou.
Nascido no Rio Grande do sul na cidade de São Francisco de Paula Valdir Teixeira venho de uma família de músicos. Seu pai era violonista e tocava músicas religiosas e populares.
A convivência desde da infância com a música fez com que Valdir tivesse contato com o cavaquinho logo cedo aos quatro anos de idade.
Do cavaquinho, passou a estudar acordeão, na adolescência, em Caxias do Sul, cidade para a qual mudou-se com a família. Nessa época Waldir começou a participar de diversos shows de calouros em programas de uma rádio local. Sempre vencendo os concursos em primeiro lugar, acabou sendo contratado pela rádio e teve então seu primeiro cachê.
O piano também foi um instrumento pelo qual teve interesse. Estudou a técnica do instrumento no conservatório da cidade de Santa Cecília.
Foi professor de música muito antes de fundar o seu próprio conservatório, o Conservatório Musical Som Maior. Deu aulas de acordeon na Academia Catarinense de acordeão, em Lages.
Mas foi em Curitiba que ficou muito conhecido com seu acordeon trabalhando na rádio PRB-2. Waldir Teixeira apresentava-se com o conjunto vocal ‘Os Comandos’ no programa Expresso das Quintas. No Regional da rádio tocava com Janguito, ao cavaquinho, Edmundo, no pandeiro, e Arlindo dos Santos, no violonista.
O acordeonista acompanhou cantores famosos, como Elza Soares, Linda Batista e Cauby Peixoto.
O Songbook do Choro Curitibano destaca suas composições ‘Afinando meu bandolim’, ‘Expoente’ e ‘Perpétuo’, todas são choro.