REVISTA DO CHORO FAZ HONENAGEM A HERMETO PASCOAL   Recently updated !


Leonor Bianchi

Esta semana a Revista do Choro inicia uma homenagem ao músico Hermeto Pascoal, que fez sua passagem no último dia 13 de setembro deixando um legado gigantesco para a humanidade com sua contribuição artístico-musical.

Em 2015, com a Revista do Choro ainda muito criança, fazendo um ano de vida, tive a oportunidade de entrevistar Hermeto Pascoal. A entrevista foi através de uma live feita de Lumiar, Rio de Janeiro – São Paulo, onde ele residia, na época.  Participou da entrevista também seu filho Fábio Paschoal com quem conversei rapidamente por mensagem, recentemente, e confirmou sua participação na homenagem, pedindo apenas que eu aguardasse um pouco, pois ele está com inúmeras atividades, viajando a trabalho, inclusive para receber menções honrosas e prêmios em memória ao seu pai, que estão sendo concedidas por diversas entidades de diferentes estados do Brasil.

A partir desta semana publicarei na Revista do Choro a série Viva Hermeto Pascoal, com entrevistas em vídeo e em texto concedidas por músicos que trabalharam com ele, amigos próximos, familiares e também sua ex companheira; a cantora e compositora Aline Morena, que teve uma relação amorosa com Hermeto Pascoal com quem também compartilhou o palco e diversas produções musicais e artísticas.

Participe desta homenagem aqui na Revista do Choro e no canal novo da Revista do Choro no YouTube. Nosso canal antigo foi derrubado em setembro e estou começando do zero um novo canal na plataforma, que se demonstrou, infelizmente, muito sensível. A nova política do YouTube prejudicou milhares de canais e o da Revista do Choro foi um deles. Neste sentido, peço a você que se inscreva neste novo canal da Revista do Choro, comente e compartilhe os vídeos para levarmos esse conteúdo relevante para um número maior de pessoas que ainda precisam conhecer o choro, a cultura brasileira e o seu próprio patrimônio cultural.

Hermeto Pascoal também é patrimônio cultural do Brasil, e merece todo o nosso amor, respeito e homenagens.

Tendo como intermediadora desta homenagem na Revista do Choro, espero contribuir para a preservação da obra deste gênio da nossa música, que foi Hermeto Pascoal.

Aproveite para fomentar e apoiar a Revista do Choro assinando a publicação. Para assinar a Revista do Choro clique aqui.

Vinheta da série faz menção ao livro calendário do som

Para levar a série Viva Hermeto ao ar, criei uma vinheta para a abertura dos vídeos onde os entrevistados aparecem falando sobre Hermeto Pascoal, inspirada no seu livro Calendário do Som. Inicialmente pensei numa vinheta extremamente poética, lenta, com um piano ao fundo, ou um clarinete… mas o vigor da música do Hermeto fez pulsar forte o sangue nas veias e bateu como um triângulo e uma zabumba em meu coração, e me veio à cabeça a imagem de um tablado de circo, uma criança soltando pipa, um cachorro mergulhando num lago, um pássaro voando no céu, e senti que a vinheta tinha que trazer vida, cor, luz e som. Foi nesse momento que a imagem da arte da capa do livro Calendário do Som, de autoria do próprio Hermeto Pascoal surgiu na mente dando inspiração para criação da vinheta da série, como vocês podem ver no short abaixo.

 

 

O Calendário do Som

Nascido em 22 de junho de 1936 no município alagoano de Arapiraca, Hermeto Pascoal foi um músico autodidata. Iniciou sua carreira musical com a sanfona de oito baixos, aos sete anos de idade. Começou a tocar profissionalmente nas emissoras de rádio de Recife, onde viveu até os 20 anos. Com 12 discos gravados, Hermeto Pascoal foi considerado um dos instrumentistas mais inventivos do mundo e um compositor inquieto. Este livro apresenta o conjunto inédito de 366 partituras criadas especialmente para o projeto em 1996-97. O processo de criação e as particularidades da escrita de Hermeto são revelados numa obra que reúne a genialidade e o imaginário de um artista devotado a produzir som a partir de fatos, objetos e sensações do cotidiano. O livro foi publicado em 2004 pela Editora Senac, e, infelizmente não existe mais para venda.

imprensabr
Author: imprensabr

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *