Procurado por décadas, único registro em vídeo de Jacob do Bandolim tocando seu instrumento é encontrado


Leonor Bianchi

Um dos maiores instrumentistas, compositores e chorões que o Brasil já conheceu, Jacob do Bandolim (1918 – 1969) deixou uma obra magnífica e de imenso valor à cultura brasileira. Ao longo dos últimos 40 anos pudemos ouvir centenas de intérpretes reverenciando suas inúmeras composições. De todos os chorões de que temos notícia, poucos deixaram um acervo tão rico como Jacob do Bandolim. Fotos, recortes de jornais, muitas gravações em áudio feitas em seus muitos saraus promovidos na chácara de Jacarepaguá, o clássico depoimento (em áudio) feito para o MIS RJ, documentos, objetos… Jacob deixou muita coisa! E muitos desses pertences encontram-se preservados e resguardados atualmente pelo Instituto Jacob do Bandolim, pela Casa do Choro e pelo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS/ RJ). Contudo, de todo esse vasto material deixado por Jacob, onde podemos, inclusive, destacar os seus diários, nunca houve informação de um vídeo, de uma imagem em movimento do bandolinista tocando seu instrumento.

Campanha criou mobilização em torno da busca de uma imagem em movimento de Jacob do Bandolim

Durante os dois últimos anos no Instituto Jacob do Bandolim lançou uma campanha através da internet para tentar localizar qualquer trecho de um vídeo que tivesse Jacob do Bandolim, mas foi apenas esta semana que os pesquisadores Sergio Prata, presidente do (IJB), Jorge Cardoso, bandolinista de Fortaleza muito conhecido na ambiente do choro, e pesquisador da obra de Jacob, e o pioneiro na busca dessas imagens em movimento de Jacob, o grande Hermínio Bello de Carvalho anunciaram a notícia que os admiradores do choro e de Jacob do Bandolim aguardam ansiosos há mais de cinco décadas: foi encontrado um vídeo de Jacob do Bandolim tocando seu instrumento!

O vídeo estava o tempo todo no acervo da Cinemateca Brasileira

O vídeo pertence ao acervo da maior cinemateca da América Latica, a Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Recentemente, a Cinemateca sofreu um incêndio e teve grande parte de seu acervo queimado, mas para a sorte dos chorões a película que exibe um pequeno trecho de Jacob tocando no programa “Bandeirantes na tela”, um cinejornal apresentado por Rodrigo Archangelo, não foi destruída na ocasião.

O fragmento encontrado mostra um trecho da cerimônia de entrega do Prêmio Guarani, em 1954, no Cine-teatro Pramount, em São Paulo. Jacob ganhou o prêmio de melhor instrumentista, e no vídeo aparece tocando seu bandolim. No vídeo, estão também Aracy de Almeida, Blecaute, Eleninha Silveira e Inezita Barroso com o acompanhamento do Regional do Canhoto.

O vídeo foi encontrado pelo pesquisador Jorge Cardoso, que no momento escreve sua tese de mestrado sobre Jacob do Bandolim. Assim que soube da existência do vídeo, ele contatou o Instituto Jacob do Bandolim na pessoa de Sergio Prata, presidente da entidade, cavaquinista, pesquisador de choro e figura importantíssima no que diz respeito à preservação e difusão da obra e da memória de Jacob do Bandolim. O IJB agora tem uma cópia desse filmete, que será disponibilizada para o púbico.

Vídeo favorece o estudo das técnicas de Jacob

Em depoimento à coluna do articulista do jornal O Globo (RJ) Ancelmo Goei, de 14 de julho, disse Prata:

– Fui até a Cinemateca e consegui uma cópia. Agora, poderemos estudar a técnica que ele tinha, a forma de pegar na paleta com a mão direita e de digitar as notas com a mão esquerda — explica Prata.

Também à coluna de  Goes, Hermínio Bello de Carvalho, avalia a importância do fato:

— São quase cinco décadas de procura de qualquer imagem em movimento do mestre Jacob tocando seu bandolim, e eis que se conseguiu um final feliz.

 

59866145_ancelmo_gois_-_jacob_do_bandolim

 

 

Imagem do fragmento do vídeo encontrado de Jacob tocando seu bandolim

Imagem do fragmento do vídeo encontrado de Jacob tocando seu bandolim

imprensabr
Author: imprensabr