Leonor Bianchi
Para celebrarmos os 110 anos da estreia do compositor Heitor Villa-Lobos, que aconteceu este ano, aqui em Nova Friburgo onde funciona a redação da Revista do Choro, darei no próximo dia 10 de dezembro, amanhã, uma palestra de duas horas através de uma live para 40 pessoas que adquiriram o ingresso para participar da mesma através do site Choro Patrimônio Cultural, ao longo do mês de novembro.

A redação da Revista do Choro funciona no município de Nova Friburgo, RJ, onde existiu, no século retrasado, o famoso Theatro Dona Eugênia, onde depois funcionou o Cine Leal, e onde hoje está sediada a Câmara Municipal. Foi no Dona Eugênia que Heitor Villa-Lobos estreou.
Pesquisadores atribuem a data da Semana de Arte Moderna, 1922, à sua estreia oficial e negligenciam a apresentação feita no Dona Eugênia, que aconteceu alguns anos antes, aqui na cidade de Nova Friburgo.
Nessa oratória, que inclui vídeos, áudios, e uma apostila em PDF, vou contar como foi o dia da estreia e o que aconteceria na vida de Heitor Villa-Lobos após a mesma.
O próprio município de Nova Friburgo negligencia essa data, desconhecendo a relevância da mesma. Não à toa tomei a frente desta iniciativa.
Foram colocados 40 ingressos à venda cujos mesmos foram esgotados em 13 dias após serem disponibilizados para aquisição. A procura ultrapassou minha expectativa de público, o que fez com que eu percebesse a necessidade de falarmos cada vez mais sobre Villa-Lobos, e este fato me motivou a organizar uma outra oratória para 2026, com data ainda a ser definida.
O Theatro Dona Eugênia
O Teatro Dona Eugênia foi o primeiro teatro de Nova Friburgo, inaugurado em 1894 na Rua General Câmara (atual Augusto Spinelli), palco de óperas e estreia de Heitor Villa-Lobos; mais tarde, virou Cine-Teatro Leal e, após ser abandonado, foi demolido nos anos 70, dando lugar ao Edifício Gustavo Lira, mas seu legado permanece como um marco cultural da cidade.O Teatro Dona Eugênia foi o primeiro teatro de Nova Friburgo, inaugurado em 1894 na Rua General Câmara (atual Augusto Spinelli), palco de óperas e estreia de Heitor Villa-Lobos; mais tarde, virou Cine-Teatro Leal e, após ser abandonado, foi demolido nos anos 70, dando lugar ao Edifício Gustavo Lira, mas seu legado permanece como um marco cultural da cidade.
ADQUIRA SEU EXEMPLAR
CLIQUE AQUI

ADQUIRA SEU EXEMPLAR
CLIQUE AQUI

ADQUIRA SEU EXEMPLAR
CLIQUE AQUI

ADQUIRA SEU EXEMPLAR
CLIQUE AQUI
ADQUIRA SEU EXEMPLAR
CLIQUE AQUI
ADQUIRA SEU EXEMPLAR
CLIQUE AQUI

ADQUIRA SEU EXEMPLAR
CLIQUE AQUI

FOMENTE!
ASSINE A REVISTA DO CHORO!
PARA ASSINAR CLIQUE AQUI
PUBLIQUE SEU LIVRO
CLIQUE AQUI


