Leonor Bianchi
Frequentei muito o Bar do tio Cláudio, exatamente em frente à casa onde nasceu Jacob do Bandolim, na rua Joaquim Silva, Rio de Janeiro. Não sei se vocês já estão sabendo, mas a casa virou um restaurante vegano onde vai rolar muita roda de choro. Quero entrevistar os proprietários pra Revista do Choro. Se vc estiver lendo este post ajude-me a fazê-lo chegar até eles! Quem serão esses investidores? Amei! Corajosos! O Rio, o Centro Histórico, a Lapa, o Choro, Jacob, e todos nós merecemos!!
Obrigada. Zap 55 21 97121-2858. Essa foto eu tirei quando estive no Rio, em novembro de 2017 com meu querido amigo Fernando Dalcin.
Eu me lembro exatamente desse dia. Era uma quarta-feira, dia 22 de novembro, por volta de 16h. Eu e o Fernando nos dirigimos até a casa, quando, de repente, uma senhora abriu a porta. Eu, rapidamente liguei a câmera e nós começamos a conversar com ela. Gravei toda a conversa. Foram uns 10 minutos. Atravessamos a rua, pedimos um chopp onde era o Bar do Tio Cláudio. Eu não ia ali há mais de 10 anos. Estava emocionadíssima! E depois daquela conversa com aquela senhora, então… não estava acreditando que havíamos conseguido gravar um depoimento com uma senhora que conhecia toda a história da casa em detalhes. Bem, depois do brinde, fomos olhar a tela do celular para ver o vídeo. Inacreditavelmente o vídeo não estava no telefone!!!! E eu havia gravado TUDO, toda a fala dela, eu havia gravado e feito fotos dela na porta da casa, que também sumiram. Foi muito assombrador!
Uns dizem que não foi lá que Jacob nasceu, mas todos concordam que foi nesta casa, na mais tenra infância que nosso querido bandolinista chorão cresceu e conheceu a música e o choro.