A verdadeira estreia de Jacob em disco


Por Sergio Prata

Vários historiadores citam que a estreia de Jacob do Bandolim em disco teria se dado em 1941, como acompanhante de Leva meu Samba (Odeon, nº 11.955), de Ataulpho Alves e, como solista e compositor, em 1947, com o seu choro Treme-Treme (Continental, 15.825, Out/ 47), mas, aqui nesse ponto a história tem que ser recontada, pois Jacob, que deixou essas informações registradas em vários depoimentos, nos pregou uma peça.

Na verdade, a verdadeira estreia fonográfica de Jacob se deu muito antes e foi descoberta durante o levantamento que o IJB realizou junto às editoras para lançar o Caderno de Composições de Jacob do Bandolim.

A estreia de Jacob no mundo fonográfico se deu como compositor, em 1938, e acreditem, gravado por Aracy de Almeida, a maior cantora dos anos 30, ao lado de Carmem Miranda. A composição, um lindo samba, chamava-se Si Alguém Sofreu (Victor, nº 34.309, maio de 1938) com letra e melodia de Jacob, fato que, inexplicavelmente, ele pouco comentou em toda a sua vida.

Para termos a real dimensão desse feito, basta lembrarmos que Jacob, em 1938, aos 20 anos, ainda era um iniciante no rádio, pouco conhecido, e Aracy de Almeida, uma celebridade, tanto que, três meses antes de gravar o samba de Jacob, havia gravado Último Desejo, de Noel Rosa (Victor, nº 34.296, fevereiro/1938) que se tornou grande sucesso nacional.

Rótulo do disco da Victor com a gravação "Si alguém sofreu'.

Rótulo do disco da Victor com a gravação “Si alguém sofreu’.

Certamente, um dado que pode explicar esse encontro genial, é que Jacob do Bandolim e seu conjunto eram contratados da Rádio Guanabara, e costumavam acompanhar Aracy de Almeida em suas apresentações na rádio, o que deve ter aproximado Jacob do Bandolim da “Dama do Encantado”.   

Como documentação existem nos arquivos do Instituto Jacob do Bandolim, um Contrato de Cessão de Direitos Autorais, datado de 1938, em nome de Jacob Pick Bittencourt, emitido pela Editora Irmãos Vitale; o rótulo do 78 rpm, e a partitura editada de Si Alguém Sofreu com melodia e letra.

Titulo e letra

Outra feliz coincidência, é que na gravação de Si Alguém Sofreu, o grupo que acompanha Aracy é o Conjunto Regional RCA Victor e quem faz a introdução é o clarinetista Luiz Americano, compositor de “É do que há”, o primeiro choro que Jacob ouviu.

E tem mais. Durante Si Alguém Sofreu, se pode ouvir um bandolim em trêmolo. Assim, existe uma grande possibilidade, embora não se possa afirmar por falta de registros, de ser o próprio Jacob estreando também como músico naquela gravação.

imprensabr
Author: imprensabr

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *