ESTE LIVRO SÓ PODE SER ADQUIRIDO SOB RESERVA
Envie um e-mail para editorafloramorosa@gmail.com para reservar seu exemplar
O livro do jornalista André Picolotto é um trabalho de reportagem, preocupado em contar a história da Gravadora Marcus Pereira a partir de uma narrativa interessante, com base em depoimentos e escritos dos seus personagens centrais.
Sobre o livro
Neste livro, o enredo foi reconstituído com tamanha verdade que eu próprio, um de seus protagonistas, experimentei a sensação de visitar o passado. Algumas portas foram reabertas, pessoas reapareceram. Soaram instrumentos, principalmente violas, rabecas e tambores. Emoções antigas vieram à tona. O sonho não acabou.
É bom ver um sujeito de vinte e poucos anos, recém-saído da faculdade, entrevistando velhotes para reconstituir a história dolorosa de um fracasso, mas que antes de ser fracasso despertou consciências no Brasil sobre a importância da cultura nativa. A Cultura, nas dobras do tempo, aqui ou acolá sofre derrotas fragorosas. Porém, reage teimosamente, como o povo brasileiro. É ler para crer. Nas páginas deste livro há uma lição de esperança.
Aluízio Falcão
Discos Marcus Pereira: uma história musical do Brasil
Em fins da década de 1960, um publicitário e um jornalista começam a gravar discos-brinde de música popular brasileira. Anos depois, frustados com a publicidade e movidos pelo “sonho de redescobrir o Brasil pela via da música popular”, abandonam sua profissão e decidem se lançar em um projeto pioneiro, ambicioso e quixotesco de documentação cultural. Fundam a gravadora Discos Marcus Pereira.
Discos Marcus Pereira: uma história musical do Brasil busca contar essa história, que são várias. É a de Aluízio Falcão, de Marcus Pereira, do produtor João Carlos Botezelli, o Pelão. É a dos primeiros LPs de Cartola, Donga, Paulo Vanzolini, Quinteto Armorial. E é sobretudo a do registro em disco, nas trilhas sugeridas por Mário de Andrade, de manifestações folclóricas e culturais de todas as regiões do Brasil.
“Com a visão nublada pelo sonho, fomos à guerra, e perdemos”, escreve Aluízio, no prefácio. Mas o legado deste sonho e desta derrota, aqui narrados, resiste e sobrevive, em música, como um monumento ao “nosso mais criativo compositor de todos os tempos”: o povo brasileiro.
André Picolotto
O autor
André Picolotto é jornalista. Curitibano nascido em 1992, formou-se pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Discos Marcus Pereira: uma história musical do Brasil (Editora Pizindim) é seu primeiro livro.
André Picolotto