Jacob do Bandolim e a gravação do concerto de cítara de Avena de Castro em Paquetá, em 1960


Leonor Bianchi

Na madrugada de 26 de maio de 1960, na ilha de Paquetá (RJ), houve um fato, que, não fosse o atento e pragmático chorão Jacob Pick Bittencourt, o Jacob do Bandolim, passaria em branco nas páginas da história do choro e da música popular brasileira. Naquela noite, vindo de Brasília por ocasião de uma visita ao Rio de Janeiro, cidade onde nasceu e onde fez muito sucesso no ambiente das rádios, nos anos de 1920,  30… quando estas viviam seus anos de ouro, o citarista Heitor Avena de Castro fora convidado pelo amigo e grande admirador de seu trabalho musical (Jacob do Bandolim) para ir à casa do comendador Norival Medrado, um velho amigo que residia na ilha. Chegando lá, após apresentar Avena para os anfitriões, depois do jantar, quando estavam todos bastante à vontade, Jacob criou uma situação para que o citarista apresentasse não só seu instrumento para os leigos, que olhavam curiosos aquele ‘bandolim horizontal cheio de cordas’, como suas composições e músicas, que tocava em seu repertório solista. Munido de seu inseparável gravador, o bandolinista gravou todo o recital de cítara executado por Heitor Avena de Castro naquela noite, deixando para a história este documento, que agora a Revista do Choro publica com exclusividade.

Heitor Avena de Castro e sua cítara

Heitor Avena de Castro e sua cítara

Na faixa 1, Jacob do Bandolim pergunta a Avena de Castro como é a afinação da cítara, e este, tocando cada uma de suas 32 cordas, apresenta o instrumento detalhadamente. É um áudio muito emocionante, como todas as outras faixas, onde o citarista interpreta dele mesmo as composições ‘Prece’, ‘Devaneios n. 1’, Evocação de J e Valsa para uma rosa. Interpreta ainda, de Fredéric Chopin, a ‘Valsa n.2 op. 69’, Eponina, de Ernesto Nazareth, e Noites Cariocas, do amigo Jacob do Bandolim.

Essas faixas integram o Cd 2 do projeto Avena de Castro, a cítara e o choro em Brasilia, coordenado pela pesquisadora e musicista Beth Ernest Dias. O Cd ‘Sábado à tarde, a cítara e os choros de Heitor Avena de Castro faz parte de um kit com um livro e um álbum de partituras. Todas as faixas pertencem ao acervo Jacob do Bandolim, resguardado pelo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS/ RJ) e foi digitalizado há três anos por uma equipe coordenada por pesquisadores do Instituto Jacob do Bandolim. Essa digitalização foi gentilmente cedida ao projeto pelo IJB. Todas as faixas do Cd 1, dirigido pelo saudoso cavaquinista Evandro Barcellos, falecido ano passado, e que também toca cavaco no regional do projeto -, são composições de Avena de Castro. São 15 músicas do citarista gravadas por um regional criado especialmente para o projeto. Foi necessário criar um regional, estudar e ensaiar todo esse repertório… O Cd 1 tem ainda a participação especial do bandolinista Hamilton de Holanda.

O citarista Heitor Avena de castro nasceu em 7 de dezembro de 1919, e faleceu em 11 de julho de 1981, em Brasília. Nos anos de 1940 e 50, ele e seu irmão Humberto Avena de Castro, também citarista, formaram uma dupla e se apresentavam em concertos por muitas cidades brasileiras. Nesta época, Avena foi contratado por emissoras importantes. Gravou 24 discos em 78rpm, sendo quatro em duo com seu irmão, e 9 Lps, dos quais se destacam ‘Uma cítara e duas rosas’, ‘Uma cítara no samba’ e ‘Avena de Castro relembra Jacob Bittencourt.

Para o choro Avena de Castro deixou um enorme legado. Além de suas composições, 123 músicas do gênero, foi fundador do regional brasiliense ‘Sábado à tarde’, o qual podemos considerar o primeiro regional de choro de Brasília, de onde saiu a fundação do Clube do Choro de Brasília, do qual Avena foi o primeiro presidente.

Boa audição!

 

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Author: imprensabr