Redação
O Mestre do Bandolim do Pará, Adamor do Bandolim, ou como chamamos aqui na redação da Revista do Choro – Mestre do Choro Caboclo -, lançará hoje à noite, no Teatro Margarida Schiwasappa, no Centur, em Belém (entrada franca), seu quinto CD, ‘Lágrimas da minha ilha’, com participação de Sebastião Tapajós, Tiago Amaral, Marcelo Ramos, da banda Engole o Choro e da Orquestra Choro do Pará.
Gravado e mixado nos estúdios Apce Music e Midas Amazon, o CD tem direção musical de Emílio Meninéa, produtor dos quatro CDs anteriores de Adamor e traz 13 faixas onde o Mestre do Choro Caboclo homenageia as ilhas do Marajó e personalidades da região, como o Padre Padre Giovanni Gallo, criador do museu do Marajó, em Cachoeira do Ararí. O museu possui o maior acervo da cultura marajoara do mundo.
Segundo a pesquisadora de Choro e cavaquinista Vanessa Trópico, que vem há alguns anos acompanhando de perto a vida e a carreira do Mestre do Choro Caboclo, no CD Lágrimas da minha terra, Adamor do Bandolim expressa sua gratidão ao pároco que ele diz ter visto ‘arregaçar a batina’ para realizar um dos trabalhos mais expressivos de preservação do patrimônio arqueológico do Marajó.
Participações
Com participação de Sebastião Tapajós, Trio Manari e Chiquinho do Acordeom, o CD tem nas bases, o grupo de choro mais respeitado e antigo do estado, Gente de Choro e conta com Paulinho Borges (flauta), Gilson Rodrigues (bandolim e cavaquinho), Carlos Bochecha (cavaquinho), Cardosinho (violão 6 cordas), Paulinho Moura (violão 7 cordas) e Emílio Meninéa (percussão). Participam também do CD os músicos Marcelo Ramos (violão 7 cordas), Luiz Pardal (celesta e violino), Leandrinho (cavaquinho), Esdras de Souza (sax), Johab Quadros (trompete), Jó Ribeiro (trombone) e Thiago Amaral (clarinete).
O CD e o show de lançamento fazem parte do programa Natura Musical, que tem apoio da Lei Semear do governo do Pará.
A discografia do Mestre do Choro Caboclo
Ainda pouco difundida, a discografia de Adamor do Bandolim é riquíssima em seus poucos quatro trabalhos fonográficos. Em 1993 ele gravou seu primeiro disco, ainda em vinil, o Chora Marajó. Na época, o disco teve uma entrada mais forte nos estados do Maranhão, Piauí e Amapá.
Em 1999, Adamor do Bandolim fez parte do CD Choro Paraense (série Pará instrumental, Volume IV) como compositor e intérprete. No mesmo ano, gravou o CD Adamor Ribeiro (Projeto Uirapuru, Volume VII). Em 2007 lançou o CD Choro Amazônico, patrocinado pela Petrobrás.
Ficha Técnica do show de lançamento do CD
Por gentileza, onde adquiro o livro acima?
Os links para a editora não correspondem.
Olá, Suelen. Envie uma mensagem para o meu zap 21 99813-9532. Abraços, Leonor Bianchi.