Songbook do Choro Curitibano | Compositores • Wilson Moreira


Leonor Bianchi

Aqui termina a série que apresentou os compositores relacionados pelo pesquisador Thiago Portella,  no livro/ álbum de partituras ‘Songbook do Choro Curitibano’, volume 1, 2012.

No livro, ele destaca a produção musical e artística de 15 compositores dos séculos XIX e XX, que se dedicaram ao choro com muita intensidade em suas obras.

As composições dos músicos citados no livro e editadas em partituras no mesmo tornam este songbook um material valiosíssimo pela valorização que dá à cena chorona de Curitiba, mas, sobretudo, pela difusão de um conteúdo praticamente ainda secreto nas rodas de choro.

Wilson Moreira

Natural do Mato Grosso do Sul, o saudoso compositor Wilson Thadeu Serra Moreira, quase homônimo no nome e na profissão, se assim podemos dizer, do sambista carioca Wilson Moreira Serra – este nascido em 1936 e falecido em setembro deste ano -, deixou uma importante contribuição para o choro.

20181127_082440_HDR~2

Em 1976 ele começou a estudar violão. Foi nessa época que  conheceu o choro curitibano por conta de umas férias que foi passar na capital paranaense. Nessas férias ele conheceu o Regional do Janguito, já citado diversas vezes nesta série.

Sua integração com os músicos de samba e choro de Curitiba se deu rapidamente e ele em pouco tempo já estava tocando cavaquinho e bandolim em várias formações de regionais locais.

Em uma época de sua vida, mudou-se para Santa Catarina, mas depois foi para Curitiba e de lá não saiu nunca mais. Na capital do Paraná trabalhou nos Correios, empresa brasileira de Correios, onde fez carreira.

Wilson Moreira compôs dezenas de música, dentre elas, o choro ‘Saindo à francesa’, sua obra mais conhecida, destacada no songbook do choro Curitibano.

Este ano, Wilson saiu à francesa e nos deixou falecendo aos 57 anos, jovem, de certa forma, mas a tempo de construir uma parte importante para a história do choro, sobretudo, do choro curitibano.

imprensabr
Author: imprensabr