A viola e o choro


Leonor Bianchi

Você sabia que a viola também está relacionada ao choro? Esta semana recebi na redação da revista o livro Viola Caipira: das práticas populares à escrita da arte (O aviamento no Brasil) resultado da tese de doutorado de Roberto Corrêa, defendida na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA), em 2014 e publicada este ano com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

20190620_095322_HDR

O livro é riquíssimo em ilustrações, apresentando a diversidade da viola em todo o território brasileiro.

Ainda estou lendo a apresentação, mas conversando com o autor sobre qual link poderia haver entre este trabalho maravilhoso e a história do choro vejam o que ele me disse:

“Um dos acontecimentos na década de 1960 que faz parte da gênese do avivamento da viola no Brasil foi a gravação, em 1960, do primeiro LP de viola instrumental, pelo violeiro Julião. O título de uma das músicas é Viola no choro. Ou seja, ele já estava tocando choro na viola caipira”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Assim que terminar de ler o livro compartilho com vocês as informações. E vou aprofundar o assunto com o autor do livro, o violeiro Roberto Corrêa.

20190620_095407_HDR