Songbook do Choro Curitibano | Compositores • Benedito Nicolau dos Santos


Leonor Bianchi

Benedito Nicolau dos Santos (1878 – 1956) pode ser considerado um dos precursores do movimento do Choro em Curitiba. Artista multifacetado, sua maior comenda talvez tenha sido a cadeira Nº 19 da Academia Brasileira de Música, mas ele exerceu importantíssimos papéis na vida cultural de Curitiba, como músico escritor crítico de arte poeta teatro logo conferencista musicólogo e professor.

20180831_104950_HDR~2

Enquanto instrumentista escolheu o violoncelo. Estudou harmonia e composição com importantes professores do seu tempo.

Sua obra ‘Sonometria e Música’, dividida em quatro volumes, considerada um clássico, demorou anos para ser finalizada. O intelectual publicou outros livros e artigos para a imprensa.

Outra contribuição significativa de Benedito Nicolau dos Santos para a música foi o seu método de ensino sobre grafia musical.

Voltado para as questões da educação, Nicolau escreveu ainda, além do método citado, o livro didático ‘Cantigas da Infância Homem’ e diversos estudos de músicologia, entre os quais se destacam Pauta Sinfônica, Tertúlias Músicas e Pauta Sintética (Portella, 2012).

Para o teatro escreveu nove obras. O songbook destacou três: Erros do coração, O homem de saia, e Lição amiga.

Podemos dizer que Benedito Nicolau dos Santos foi um grande agente cultural em seu tempo, tendo sido um dos fundadores do Círculo de Estudos Bandeirantes e membro de diversas associações culturais, além do erudito dedicado aos estudos da ciência e da arte com ênfase na música.

Para esta seu legado não foi pouco; foi um compositor inspirado e atuou junto a uma geração de extrema importância para o desenvolvimento do choro na capital paranaense.

Escreveu mais de 200 obras e dedicou-se a vários gêneros musicais, como o tango, a valsa, a schottisches e também compôs peças religiosas.

Nicolau nasceu em 10 de setembro e morreu em 9 de julho de 1959, em Curitiba.

No songbook são apresentadas quatro músicas dele: ‘Luizinha’ (polca) ‘Não venhas’ (polca) e ‘Vision D’Amour’ (valsa) e Mimosa morena’ (habanera), esta em parceria com Correia Júnior e a única dele que têm letra.

Morena, morena

Coitado de mim

Tem pena, tem pena, mimosa morena, não sejas assim

Morena, morena

de minha paixão,

tem pena, tem pena,

mimosa morena

do meu coração

morena, morena

não guarde rancor

tem pena, tem pena,

mimosa morena

de tão louco amor

Morena, morena

de minha paixão,

tem pena, tem pena,

mimosa morena

do meu coração

É imenso desejo,

morena mimosa

no favo de um beijo,

roubar-te sem pejo

a boca de rosa

Morena, morena

gentil moreninha,

que pena, que pena,

que triste aflição

não seres rainha

do meu coração

imprensabr
Author: imprensabr