Songbook do Choro Curitibano | Compositores • Pedrinho da Viola


Leonor Bianchi

Dos quinze compositores citados no Songbook do Choro Curitibano, Pedro Gonçalves, mais conhecido como Pedrinho da Vida, é o único que além de compositor e instrumentista também é luthier. Aos 25 anos de idade, sem formação formal e a ajuda de ninguém ele construiu seu primeiro violino. Em sua casa, em Curitiba, mantém um pequeno atelier onde constrói cavaquinhos, violões, bandolins, violas e violinos.

20181118_072218_HDR~3

Desde criança, já aos 5 anos de idade, Pedrinho demonstrou intimidade com a música. O pai foi seu maior exemplo e na música não foi diferente. Pedrinho o acompanhava desde os sete anos em suas apresentações na cidade de Ribeirão Bonito no Paraná. De família simples, nasceu numa fazenda conhecida como Mata Burro, em Santo Antônio da Platina, no ano de 1936.

Chorão inspirado, Pedrinho da Viola começou a compor na juventude, aos 16 anos, e sua obra já ultrapassa 100 músicas, que ainda aguardam catalogação. Na era do vinil, gravou dois LPs: ‘Pedrinho da Viola’ e ‘O Fusca de Prata’ ambos pela extinta gravadora Polygram. Em estúdio, ele gravou também o CD independente ‘Essa mulher é o bicho’.

Falando em mulher, Pedrinho da Viola é casado com Tereza Lopes com quem teve 10 filhos.

O Songbook do Choro Curitibano destaca suas composições ‘Choro dos amigos’, ‘Jabuti no choro’, ‘Mágoa de canário’, ‘Portuga no choro’, ‘Platinense’ e Saudade da Lapa’, a única valsa dentre os choros.

imprensabr
Author: imprensabr