Choro Metropolitano convida maestro Laércio de Freitas


Redação

A primeira edição do Choro Metropolitano leva música instrumental brasileira para Centros Educacionais Unificados

O projeto Choro Metropolitano é uma realização da Luart Produções que insisti em levar música instrumental brasileira de qualidade para bairros descentralizados. Como a escola de novos músicos Aroeira Frutos da Música que ensinam crianças da periferia a manusearem instrumentos, ler partituras e ouvir novos compositores nacionais para depois ingressarem na Orquestra de Samba e Choro de São Mateus.

A primeira edição do evento será dia 21 de novembro, das 15h às 20h no CEU Formosa. Como anfitriã do espetáculo a Orquestra de Samba e Choro de São Mateus abre o palco para receber convidados, entre eles o maestro Laércio de Freitas, Choro das 3, Panorama do Choro, Rick Batera entre outros artistas que trazem em seu repertório grandes clássicos da música brasileira, mostrando a diversidade das linguagens e gêneros do cancioneiro popular.

No repertório do evento estarão interpretações de Pixinguinha, Hermeto Pascoal, Luiz Gonzaga, Tom Jobim. O maestro Laércio irá fazer parte deste espetáculo cantando algumas músicas junto da Orquestra de São Mateus com o maestro Everson Pessoa. Após a participação especial, Laércio de Freitas e os demais convidados irão apresentar seus trabalhos autorais.

Sobre a Orquestra de Samba e Choro de São Mateus

O Projeto Orquestra de Samba e Choro de São Mateus surgiu em meados de 2004, através de oficinas musicais localizada em um CDM (Centro Desportivo Municipal) no Jardim Vera Cruz – bairro de São Mateus – Zona Leste de São Paulo com encontros semanalmente dos jovens da região. Coordenada até hoje pelo músico e compositor Everson Pessoa, o grupo iniciou com apenas quatro cavaquinistas que frequentavam estas aulas. Com o passar do tempo os músicos foram convidando outras pessoas a participar. Assim conseguiram disseminar o conhecimento e informação da oportunidade que jovens tinham de expressar seu talento musical.

IMG_7517.JPG

Sobre o Laércio de Freitas

Pianista, maestro, arranjador, compositor e regente com grande experiência na música nacional e internacional. Freitas é respeitado como um compositor de choros autoriais reconhecido nos círculos da música instrumental brasileira. Desenvolveu melodias rítmicas e executa até hoje suas composições de choros, maxixes e canções do grande repertório da MPB. Os arranjos de Laércio de Freitas que já realçaram discos de Elza Soares, Jair Rodrigues, Clara Nunes, Marcos Valle e Wilson Simonal vêm sendo disputados nos últimos anos pelas melhores orquestras paulistas como o caso da Banda Mantiqueira, da Jazz Sinfônica e da Sinfônica do Estado.

Laércio de Freitas no programa Ensaio, de Fernando Faro
no último dia 15, Fernando Faro recebeu Laércio de Freitas em seu programa, Ensaio.
Durante a entrevista, o pianista relembrou fatos importantes de sua carreira: o começo, ao lado Esmeraldino, Erlon Chaves e a primeira formação do Trio para acompanhar os artistas da TUPI; lembrou dos tempos em que deixou a cidade de Campinas e a orquestra de Esmeraldino, onde tocava contrabaixo. Seu apelido ‘Tio’ também é comentado na entrevista pelo instrumentista. O Maestro que tocou e trabalhou com Radamés Gnatalli e Severino Araújo e fez arranjos para inúmeras músicas comentou no programa o sucesso “Campim Gordura”, sua primeira composição.

SERVIÇO

Choro Metropolitano

Local: CEU Formosa

Data: 21 de novembro (sábado)

Horário: das 15h às 20h

Livre

Grátis

Contatos Luart Produções

Produtores: Luana Pessoa / OBaldino

luanapessoa@luartproducoes.com.br / obaldino@luartproducoes.com.br

(11) 2253.6953 | (11) 99230.1274 ou 94905-1365

Assessoria – Lívia Donadeli

livia.donadeli@luartproducoes.com.br

(11) 98245-9792