Entre o Choro e o Jazz… Almir Côrtes e Howard Alden


Redação

O lendário guitarrista de jazz Howard Alden (EUA) e o bandolinista/violonista Almir Côrtes (Brasil) farão uma apresentação nesta sexta-feira, 4, às 20h, em Campinas, no Adunicamp. Os músicos se conheceram em 2013 em uma jam session em Nova York, onde tocaram juntos pela primeira vez.  A afinidade foi imediata, levando-os a realizar dois concertos na cidade de São Francisco. Celebrando o seu reencontro no Brasil, Almir e Howard apresentarão uma noite de choro e jazz com bastante espaço para improvisação.

Howard Alden é destaque das 7 cordas nos Estados Unidos e reconhecido internacionalmente por sua recriação atual do jazz de outros tempos. Com uma vasta discografia, já desenvolveu trabalhos com artistas como George Van Eps, Red Norvo, Bucky Pizzarelli e Anat Cohen. Dentre outras atividades, fez a trilha sonora do filme Sweet and lowdown de Woody Allen, que homenageia o guitarrista Django Reinhardt (No Brasil o filme recebeu o título de Poucas e boas).

Almir Côrtes atua como multi-instrumentista de cordas dedilhadas (bandolim, violão, guitarra e viola caipira), compositor e pesquisador no campo da música instrumental brasileira. Desde 2010 o músico vem apresentando-se regularmente nos Estados Unidos, com especial destaque para sua participação como representante do Brasil no Latin Music and Culture Celebration (evento promovido pela Berklee College of Music) e sua atuação com instrutor em 2011 e 2012 no Mandolin Symposium. Possui quatro CDs lançados. Apresentou-se nas principais capitais brasileiras, nos Estados Unidos e na Europa. Ao longo de sua trajetória, dividiu o palco com artistas como Armandinho Macêdo, David Grisman, Jovino Santos Neto, Mike Marshall, Izaías Bueno e Ivan Vilela.

Assista o duo tocando em outras ocasiões