Revista do Choro conversa Luiz Fernando Vianna: Coordenador da Rádio Batuta (IMS) fala sobre a série ‘Vibrações’ feita em homenagem aos 100 anos de Jacob do Bandolim


Série da Rádio Batuta, do IMS, conta a história de Jacob do Bandolim, cujo centenário se completa em fevereiro

Com a série “Vibrações – O som de Jacob do Bandolim”, a Rádio Batuta, em parceria com o Instituto Jacob do Bandolim, vai celebrar o centenário de um dos mais importantes músicos brasileiros. O documentário estará disponível no siteradiobatuta.com.br a partir de 6 de fevereiro. Os cem anos de Jacob se completam no dia 14. A Batuta é a rádio de internet do Instituto Moreira Salles.

São oito capítulos, de meia hora cada, abordando vários aspectos da vida de Jacob Pick Bittencourt, filho de capixaba com polonesa e que morreu de infarto com apenas 51 anos, em 13 de agosto de 1969.

Há o inovador, o virtuose, o rigoroso que não tolerava erros, o tradicionalista que torcia o nariz para novidades como a bossa nova, o arquivista que registrava tudo o que era tocado nos saraus feitos em sua casa, o homem que redescobriu Ernesto Nazareth, o grande amigo e intérprete de Pixinguinha, o influenciador de qualquer músico de choro que tenha surgido depois dele.

A série conta com depoimentos de Paulinho da Viola, Hamilton de Holanda, Déo Rian, Hermínio Bello de Carvalho, Izaías Bueno de Almeida e outros. E com vários trechos dos históricos depoimentos de Jacob ao Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro – instituição que apoia o documentário. Mais de 40 músicas são tocadas ao longo dos oito episódios.

O roteiro e a apresentação são do pesquisador e cantor Pedro Paulo Malta. A concepção do projeto é dos músicos Paulo Aragão, Marcílio Lopes e Pedro Aragão, que também atuam como comentaristas na série. O jornalista Lucas Nobile realizou parte das entrevistas. A edição é de Filipe Di Castro.

O programa conta com áudios cedidos pelo Instituto Jacob do Bandolim, que cuida desde 2001 do enorme acervo do músico.

Criada em 2010, a Rádio Batuta já realizou diversos documentários, entre ele os sobre Noel Rosa, João Gilberto, Luiz Gonzaga, Jorge Ben Jor, Orlando Silva, Vadico, Frank Sinatra, Cole Porter e George Gershwin.

“Vibrações: o som de Jacob do Bandolim”

Roteiro e apresentação: Pedro Paulo Malta
Concepção: Paulo Aragão, Marcílio Lopes e Pedro Aragão
Colaboração: Lucas Nobili
Edição; Filipe de Castro
Apoio MIS-RJ

Capítulo 1 – Reminiscências – Jacob e suas origens
Capítulo 2 – Horas vagas – Jacob rigoroso
Capítulo 3 – Dolente – Jacob expressivo
Capítulo 4 – Saracoteando – Jacob virtuose
Capítulo 5 – Nostalgia – Jacob e a tradição
Capítulo 6 – Remeleixo – Jacob inovador
Capítulo 7 – Pérolas – Jacob historiador
Capítulo 8 – Isto é nosso – Jacob e seus herdeiros

Cada programa ( com dois capítulos) irá ao ar, as segundas feiras do mês de fevereiro, as 22h.
Início da série: 05/02

http://radiobatuta.com.br/

A pedido da Revista do Choro, na manhã desta terça-feira, o coordenador da Rádio Batuta, Luiz Fernando Vianna, gravou uma nota comentando a série ‘Vibrações’ feita em homenagem aos 100 anos de Jacob do Bandolim. Ouça com exclusividade agora, aqui na Revista do Choro.